4 Estratégias de internacionalização

internacionalização de empresas

O que é internacionalização

A internacionalização é um processo como o nome diz se trata na adequação e implementação da sua empresa no mercado internacional, levando seu produto para diferentes países e explorando novos públicos. Aqui a lista de alguns dos inúmeros benefícios da internacionalização da sua empresa

  • Novas experiências de mercado
  • Capacidade de se tornar uma marca global
  • Diluição de riscos como a suscetibilidade de estar em um único mercado 
  • Modernização tecnológica
  • Desenvolvimento e crescimento da empresa acelerados
  • Investimento e faturamento em outra moeda
  • Maior competitividade e valor para sua marca

Tendo em vista alguns dos benefícios da internacionalização, aqui estão algumas estratégias de internacionalização para sua empresa:

Exportação:

Sendo a mais comumente utilizada a exportação de produtos é uma ótima forma de ampliar a área de atuação do seu negócio, já que exige um investimento inicial e risco menor que outras formas.

Ela consiste em enviar seus produtos para o mercado externo, podendo se apresentar de duas formas, a exportação direta e a indireta. A exportação direta, é o processo de vender seus produtos diretamente para algum ponto de comercialização onde serão revendidos, a empresa estando assim responsável pelos estudos de mercado e contatos muito mais extenso, além é claro da distribuição e logística. Normalmente as empresas acabam por optar pela indireta onde contrata-se um intermediário facilitando o serviço mas perdendo parte da relação entre as empresas e o consumidor final.

estratégias de internacionalização

Franquia:

No franqueamento a empresa cede a algum empreendedor os direitos da marca desde a comercialização do seu produto até o visual da marca. Tendo como um ponto importante a padronização dos processos de venda e administração da marca. Tendo, como franqueador, a responsabilidade de fornecer suporte e o know-how de para o franqueado implementar e gerir sua franquia.

Ao franquear seu negócio você está com diversas vantagens em mãos, resta saber aproveitá-las. Com uma franquia sua inserção no mercado que deseja, se torna muito mais fácil e rápida, se torna uma marca com uma competitividade e valor no mercado-alvo com uma velocidade muito grande. O processo de franqueamento acaba por ser uma alternativa com um custo relativamente não muito alto, já que boa parte do investimento e pesquisas de comércio vêm do lado do franqueado, porém acaba sendo um processo mais comum com empresas já bem consolidadas e com um porte um pouco maior.

franchising

Joint Venture:

Joint venture é uma associação de duas ou mais empresas com o mesmo intuito de ampliar de seus mercados trabalham juntas, essas associações se apresentam de duas formas: as joint venture contratuais e as joint ventures societárias.

A principal diferença é que nas contratuais são acordos firmados por essas empresas, enquanto nas societárias há a criação de uma nova empresa para atingirem o objetivo. Nesses acordos as empresas compartilham seus recursos, tecnologias e know-how para se expandirem no mercado. Comumente uma das empresas do acordo já está inserida no mercado, facilitando assim a captação de clientes e contatos, a adequação da marca para o local de vendas, facilitando o crescimento de ambas

Digitalização:

A cada dia que passa a tecnologia e a internet vão avançando cada vez mais e as empresas que buscam crescer precisam se adequar a isso. Anos atrás, estar presente digitalmente era um diferencial, enquanto atualmente, principalmente pós pandemia, é quase uma obrigação se você quer ganhar expressividade com seu negócio. Se você quiser saber como passar a vender pro exterior de forma 100% digital, acesse nosso artigo.

A vantagem da digitalização é o fato de que ela pode ser feita de e para qualquer lugar com uma menor burocracia que muitos dos processos existentes de internacionalizar sua empresa. Ainda que facilitado pelas redes sociais as empresas precisam buscar conhecer seu mercado-alvo e conhecer novas formas de prospectar novos clientes e contatos já que cada cultura utiliza as mídias sociais do seu próprio jeito.

Conclusão

No Brasil cerca de 20% das empresas são internacionalizadas, já passamos da hora de subir esse número. Ainda que facilitado, o processo atualmente há certos pontos com os quais devemos tomar cuidado, para trilhar seu caminho e evitar ao máximo os riscos da internacionalização, o time da RI-USP JR está à disposição. Fornecemos suporte e soluções para que sua experiência seja a melhor possível e sua empresa seja alavancada de forma acessível. Agende uma reunião de diagnóstico com nossos especialistas para podermos te ajudar.

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Vitor Nicoletti Callender Varjão

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP. Acredita que manter-se em sintonia com o que acontece mundo a fora é essencial para uma compreensão profunda da realidade.

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