Veja o que é fato e o que é fake quando falamos sobre a expansão internacional de negócios
Introdução
A internacionalização de empresas muitas vezes é cercada por fatores que assustam aqueles que desejam expandir suas atividades para fora do país, em especial os Micro e Pequenos Empresários. Levar seu próprio negócio para além das fronteiras nacionais pode ser uma jogada de mestre na busca por bons resultados, e saber o que é verdade ou não nesse processo é essencial para não cair em armadilhas. Vejo abaixo 5 mitos e verdades sobre a internacionalização:
1 – Apenas grandes empresas podem internacionalizar
Mito! Micro e pequenos empreendedores constituem cerca de 40% de todos os exportadores brasileiros e geraram, em 2019, uma renda superior a R$1,12 bilhões de reais, segundo dados do SEBRAE. Diversos incentivos fiscais, programas e iniciativas governamentais também são voltados para ajudar pequenos empreendimentos a se inserirem no mercado internacional.
2 – Internacionalizar pode ajudar a diminuir riscos
Verdade! Internacionalizar significa ampliar seu mercado. Com isso, os MPE’s (Micro e Pequenos Empreendedores) não ficam limitados ao nicho nacional e conseguem driblar efeitos da sazonalidade de produtos – como sorvete, por exemplo – e de crises econômicas domésticas, além de gerarem renda em moedas mais fortes. Ao fazer a expansão de forma planejada, como por exemplo por meio de uma Análise de Risco, as chances de sucessos são ainda maiores.
3 – Só vale a pena exportar, e não importar
Mito! Ambos os tipos de atividade podem ser vantajosas e gerar lucro. A importação de produtos ou matérias primas, principalmente se altamente demandadas e difícil de encontrar no mercado nacional, tornam mais competitivos os setores envolvidos na prática e agregam valor aos produtos e/ou serviços das empresas que importam.
4 – É muito caro/complicado internacionalizar
Mito! Tudo depende de um bom planejamento. São inúmeros os casos de pequenas empresas brasileiras que lograram sucesso no exterior. Além dos incentivos fiscais que já mencionamos, os MPE’s também contam com impostos e processos burocráticos simplificados.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mentira na hora de internacionalizar seu negócio, está na hora de colocar as ideias em prática! Como falamos, esse processo não precisa ser complicado, e o apoio de uma consultoria profissional na área pode ser a peça que falta para o sucesso. Clique aqui e confira como os serviços da RI USP Jr. podem ajudar nessa empreitada, por um preço abaixo do mercado.