5 Motivos para Exportar

O comércio internacional permite aumentar o bem-estar dos países, reduzir preços ao nível internacional e expandir a variedade de produtos disponíveis. Mas por que é vantajoso um micro ou pequeno empresário participar do comércio? Entenda as cinco maiores vantagens em exportar. 

 1. Modernização da empresa

O ato de exportar implica a internacionalização da empresa. Ou seja, se torna necessário atingir os padrões de qualidade do mercado externo, obtendo ganhos de competitividade e, consequentemente, modernizando-se. Logo, a empresa adquire um diferencial de qualidade, além de projetar uma imagem de competência para possíveis parceiros, fornecedores, bancos e futuros clientes. 

 Outra vantagem decorrente do esforço para melhorar a qualidade dos produtos é o aumento da produtividade já que todo o processo criativo é repensado e maximizado – a redução dos custos de produção também é um resultado da reorganização. Portanto, ocorrem melhorias quantitativas e qualitativas. 

  2. Diminuição de riscos

 Ao contrário do senso comum, exportar reduz riscos. Ampliar o mercado consumidor torna a empresa menos dependente de um nicho específico, além de gerar receita em um moeda mais forte do que a nacional. Ademais, diversificar os mercados é uma maneira de driblar a sazonalidade de alguns produtos. Por exemplo, se o seu produto for quase que exclusivamente adequado para o verão é possível vendê-lo em diferentes partes do mundo o ano todo e não apenas durante três meses. 

  3. Aproveitamento de novas oportunidades A exportação é basicamente se inserir em um novo mercado com o mesmo produto, ou seja, experiências antigas podem ser usadas para aproveitar melhores oportunidades em um mercado diferente. Assim sendo, utilizar o conhecimento acumulado com a produção nacional torna o processo de conquistar novos clientes mais tangível e abre uma nova janela de oportunidades. Logo, internacionalizar sua empresa pode ser entendido como o “próximo passo” do crescimento empresarial. 

  4.  Carga tributária diminuta

 O exportador tem acesso a vantagens tributárias que não estão disponíveis para o empresário que produz apenas nacionalmente: os incentivos fiscais. Por meios desses, o governo isenta os exportadores de alguns impostos nacionais, a fim de garantir que seus produtos cheguem ao mercado exterior com chances de competir internacionalmente.  Esses incentivos facilitam a inserção do produtor nacional no comércio.

  5. Melhora da imagem da empresa

 Para conseguir se inserir dentro do mercado externo de forma competitiva, é necessário que a empresa tenha realizado uma série de melhorias dentro de seus processo internos, e se adaptado às regras mais severas dos novos mercados, tendo que obter novos certificados de cumprimento de normas, que na maiorias das vezes não são necessários para comercialização nacional. Dessa maneira, a empresa projeta uma imagem de maior confiança tanto para os antigos quanto para os novos consumidores.

 Exportar traz inúmeras vantagens para o produtor nacional, possibilitando crescimento e modernização. Gostaria de exportar? A RI USP Jr. oferece análises sobre a viabilidade do processo além de traçar planos estratégicos para se inserir em novos mercados! Entre em contato conosco! 

Compartilhe nas mídias:

Picture of Diretoria de Marketing

Diretoria de Marketing

Mais lidas:

Esse site utiliza cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Veja nossa Política de Privacidade

Contatar
Quer saber mais?
RI USP Jr.
Gostaria de expandir sua marca e alcançar o sucesso com sua empresa? Podemos conversar sem compromisso!