Todo o empreendedor já passou pelo momento no qual arranjar novos clientes estava mais difícil do que nunca, seja por conta de uma crise econômica ou porque simplesmente aquilo que antes funcionava, hoje já não lhe traz tanto sucesso. O que muitos não percebem – mas você acaba de descobrir – é que não é preciso novos clientes para continuar vendendo, basta usar a fidelização dos seus antigos clientes.
Isso mesmo! Apesar do número de consumidores estar crescendo a cada dia, muitas vezes é mais fácil vender para antigos clientes do que correr atrás de novos, uma estratégia chamada de recorrência.
Na recorrência, ao invés de gastar tempo e dinheiro procurando possíveis clientes, o que muitas vezes acaba por ser frustrante, você foca seus esforços em garantir com que pessoas que já compraram seus produtos comprem novamente.
Para te dar o caminho sobre como usar a recorrência para impulsionar seu negócio, a equipe da RIUSP JR preparou esse artigo esclarecendo algumas dúvidas e pontuando vantagens, dicas, insights, e maneiras de usar dessa estratégia para alavancar seu faturamento.
1. É possível usar a recorrência para qualquer produto?
Absolutamente sim, qualquer produto é passível da estratégia de recorrência.
Se você vende cosméticos por exemplo, por que não criar um plano no qual os clientes recebam produtos periodicamente? Afinal, tudo um dia se esgota, e o melhor a se fazer sabendo disso é estar bem posicionado para que você consiga periodicamente suprir as necessidades do seu cliente.
Se você trabalha, por exemplo, com roupas, que tal enviar mensalmente um e-mail com as novas peças adicionadas a sua loja?
Mais adiante nesse artigo, falaremos sobre como se portar no processo de revenda.
2. Trabalhando com uma caixa previsível.
Ao usar da recorrência, por exemplo, estabelecendo um plano de assinaturas para o seu produto, você passa a operar com maior previsibilidade de caixa, ou seja, consegue ter uma ideia mais realista e precisa do quanto de dinheiro terá no caixa no final do mês.
Com isso, fica mais fácil se planejar para o futuro, o que permitirá a você investir na qualidade do seu produto, no atendimento ao cliente, melhor o seu Instagram etc. Coisas que todo o empreendedor de sucesso deve fazer constantemente
Com a recorrência, você perde o medo de não conseguir vender no próximo mês, pois uma parte das vendas já está assegurada.
3. Facilidade: Confie no seu taco
Se você acredita na qualidade do seu produto, então a recorrência vem quase que naturalmente. O cliente que gostou voltará para comprar de novo, mas é sempre possível aprimorar o processo de recompra.
Você pode, por exemplo, oferecer descontos especiais para antigos clientes, fazendo com que eles se sintam especiais. Tentar realizar uma venda casada – oferecer dois produtos em conjunto com desconto – também é uma ótima ideia, afinal, se o cliente gostou de um dos seus produtos, é provável que esteja mais disposto a provar algo novo do seu portfólio
Assim, para utilizar da recorrência com maestria, é preciso conhecer com profundidade o mercado que se está atuando, uma tarefa quase impossível de se fazer sozinho, considerando a complexidade do mundo atual, mas que pode mudar completamente o seu negócio. Sabendo disso, a RI USP JR ajuda todos os tipos de negócios a entender melhor sobre seus clientes. Se quiser saber mais, basta clicar aqui.
4. OK, mas como entro em contato com um antigo cliente.
Normalmente, quando o cliente realiza uma compra, o vendedor tem acesso a alguns dados importantíssimos, como número de telefone e e-mail.
É nessa hora que entra o marketing pesado!!! É necessário entrar em contato com o antigo cliente, mas sem parecer inconveniente ou invasivo, o que tende a afastar as pessoas, fazendo com que elas possam inclusive até te bloquear, ou seja, sem vendas.
Existem diversas técnicas de linguagem e gatilhos mentais que são usados para aumentar o impacto das suas mensagens e, consequentemente, das suas vendas.
Mas se você não tem nenhum conhecimento sobre essas técnicas, o melhor a se fazer é olhar para as empresas do seu nicho e tentar entender como elas operam. A análise concorrencial é umas das principais ferramentais utilizados por 10 em cada 10 empresas para expandir seus negócios e a RI USP JR pode te ajudar a entender melhor sobre seus adversários, entendendo onde erram e onde acertam, clique para saber mais.