O comércio internacional permite aumentar o bem-estar dos países, reduzir preços ao nível internacional e expandir a variedade de produtos disponíveis. Mas por que é vantajoso um micro ou pequeno empresário participar do comércio? Entenda as cinco maiores vantagens em exportar.
1. Modernização da empresa
O ato de exportar implica a internacionalização da empresa. Ou seja, se torna necessário atingir os padrões de qualidade do mercado externo, obtendo ganhos de competitividade e, consequentemente, modernizando-se. Logo, a empresa adquire um diferencial de qualidade, além de projetar uma imagem de competência para possíveis parceiros, fornecedores, bancos e futuros clientes.
Outra vantagem decorrente do esforço para melhorar a qualidade dos produtos é o aumento da produtividade já que todo o processo criativo é repensado e maximizado – a redução dos custos de produção também é um resultado da reorganização. Portanto, ocorrem melhorias quantitativas e qualitativas.
2. Diminuição de riscos
Ao contrário do senso comum, exportar reduz riscos. Ampliar o mercado consumidor torna a empresa menos dependente de um nicho específico, além de gerar receita em um moeda mais forte do que a nacional. Ademais, diversificar os mercados é uma maneira de driblar a sazonalidade de alguns produtos. Por exemplo, se o seu produto for quase que exclusivamente adequado para o verão é possível vendê-lo em diferentes partes do mundo o ano todo e não apenas durante três meses.
3. Aproveitamento de novas oportunidades A exportação é basicamente se inserir em um novo mercado com o mesmo produto, ou seja, experiências antigas podem ser usadas para aproveitar melhores oportunidades em um mercado diferente. Assim sendo, utilizar o conhecimento acumulado com a produção nacional torna o processo de conquistar novos clientes mais tangível e abre uma nova janela de oportunidades. Logo, internacionalizar sua empresa pode ser entendido como o “próximo passo” do crescimento empresarial.
4. Carga tributária diminuta
O exportador tem acesso a vantagens tributárias que não estão disponíveis para o empresário que produz apenas nacionalmente: os incentivos fiscais. Por meios desses, o governo isenta os exportadores de alguns impostos nacionais, a fim de garantir que seus produtos cheguem ao mercado exterior com chances de competir internacionalmente. Esses incentivos facilitam a inserção do produtor nacional no comércio.
5. Melhora da imagem da empresa
Para conseguir se inserir dentro do mercado externo de forma competitiva, é necessário que a empresa tenha realizado uma série de melhorias dentro de seus processo internos, e se adaptado às regras mais severas dos novos mercados, tendo que obter novos certificados de cumprimento de normas, que na maiorias das vezes não são necessários para comercialização nacional. Dessa maneira, a empresa projeta uma imagem de maior confiança tanto para os antigos quanto para os novos consumidores.
Exportar traz inúmeras vantagens para o produtor nacional, possibilitando crescimento e modernização. Gostaria de exportar? A RI USP Jr. oferece análises sobre a viabilidade do processo além de traçar planos estratégicos para se inserir em novos mercados! Entre em contato conosco!