Você pode não saber, mais os produtos brasileiros fazem sucesso mundo afora, sendo muito apreciados tanto pelos consumidores estrangeiros, quanto pelos milhões de brasileiros que vivem ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Com isso em mente, a equipe da RI USP Jr. preparou esse artigo que lista os melhores produtos brasileiros para vender no exterior.
Alimentos
São vários os motivos que fazem os alimentos produzidos no Brasil serem apreciados no exterior. Por ser um país tropical, o país produz milhares de toneladas de frutas, algumas das quais são produzidas quase que exclusivamente no território nacional, como o açaí. Além disso, por ser um país multiétnico e multicultural, a culinária do país é repleta de produtos que combinam alimentos de várias partes do mundo, com origem em várias culturas, como o pão de queijo, a feijoada, etc. Confira abaixo os melhores produtos brasileiros para vender no exterior na categoria alimentos.
Açaí
O estado brasileiro do Pará é o maior produtor mundial de açaí e o país como um todo produz 87,5% de todo o açaí consumido no mundo. Apesar de ser muito apreciado aqui no Brasil, o açaí o maior consumo de açaí se dá fora do país, com os Estados Unidos consumindo até 40% de toda a polpa da fruta produzida no ano. Cabe ressaltar também que o produto é vendido no exterior por até 3 vezes o preço cobrado nacionalmente.
Pão de Queijo
O pão de queijo é vendido de várias maneiras ao redor do mundo, seja em padarias já pronto para comer, seja em congelado em gondolas de supermercado para ser assado em casa. O produto é apreciado não só pelos brasileiros que vivem no exterior, mas também pelos estrangeiros, já que não existe nenhuma comida similar ao nosso pão de queijo, ponto para os mineiros!!
Água de Coco
Rica em minerais e vitaminas, além de ter um sabor leve e poucas calorias. A água de coco tornou-se um sucesso no estrangeiro e um dos melhores produtos brasileiros para se vender no exterior. O alimento é muito indicado por nutricionistas, fazendo com que seu consumo seja amplo entre pessoas que fazem esportes.
Cachaça
A Europa é a principal consumidora da cachaça brasileira no exterior, sendo a Alemanha o principal comprador. Especialistas atribuem a cachaça qualidade semelhante ou superior a destilados mais conhecidos internacionalmente, como a Vodka e o wisky. A exportação do produto veem crescendo ano a ano conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia.
Cosméticos
O mercado global de cosméticos é avaliado em mais de 72 bilhões de dólares e o mercado brasileiro representa apenas uma fração desse valor.
Este é um setor no qual o consumidor valoriza a experiência em loja, como forma de poder experimentar os produtos, mas também se proteger de falsificações. Abrir um ponto físico de vendas no exterior é algo que apresenta-se mais fácil do que se imagina, mas que necessita ser feito com estratégia para ter êxito. Para saber mais detalhes, fale com o nosso time de forma gratuita, estamos aqui para ajudar seu negócio a crescer
Cosméticos Veganos
No segmento de cosméticos, o mercado de cosméticos veganos é o que cresce mais rapidamente.. Estima-se que esse mercado chegará a um valor de US$ 21 bilhões em 2027, mostrando que ainda a espaço da inserção para novas empresas no segmento. Tal crescimento mostra a preferência crescente dos consumidores por produtos que respeitem o meio ambiente na sua produção, bem como que não tenham nenhum tipo de crueldade envolvida na sua produção.
A tendência de crescimento dos cosméticos veganos é alavanca pelas gerações mais jovens que está disposta a pagar mais caro por um produto que seja ecológico.
Roupas e vestuários
O mercado de moda é uma grande oportunidade a ser explorada por quem deseja exportar pois roupas, acessórios e demais vestuários são itens que todos, independentemente da renda e da cultura, utilizam.
O mercado mundial da moda é avaliado em mais de US$ 300 bilhões e tem um crescimento exponencial, com previsões apontando para um crescimento continua nos próximos anos, alcançando o valor de US$ 360 bilhões em 2025. A Ásia é o continente onde esse mercado registra o maior crescimento, sendo uma grande oportunidade a ser explorada.
Moda sustentável
Dentro do mercado de roupas e vestuários, o setor da moda sustentável é o que mais cresce e o Brasil é um dos países destaques nessa área, sendo um dos mais inovadores quando se trata da produção de vestuários com materiais reciclados, como o PET. A Europa e a América do Norte são as regiões do mundo onde a demanda por esse tipo de vestuário é mais elevada, apresentando-se como uma grande oportunidade para o setor de vestuário brasileiro.
Beachwear
As roupas de praia e acessórios, como cangas, biquínis, toalhas, esteiras, óculos de sol, chinelos são destaques da exportação brasileira de vestuários. Isso acontece pois a imagem do Brasil no exterior é muito associada ao verão e as praias, o que contribuí para uma associação positiva que beneficia a venda de beachwear brasileira no exterior. O hábito de viajar para a praia no verão está se tornando cada vez mais comum na Europa, Ásia e América do Norte, tornando esse tipo de vestuário cada vez mais popular.
Indústria
O custo de produção no Brasil é quase sempre mais baixo em comparação a países da América do Norte, Europa e até mesmo da Ásia, fazendo com que os produtos brasileiros cheguem no exterior por um preço competitivo.
Construção Civil
No B2B os produtos brasileiros que mais se destacam são aqueles voltados a construção civíl, como cabos, filtros, vigas, colas, ferramentas, veículos, etc. Esse produtos são reconhecidos por sua qualidade e preço competitivo.
Conclusão
Existe uma infinidade de produtos brasileiros para vender no exterior, nesse artigo, listamos apenas alguns que consideramos ser de maior destaque para esse ano, mas qualquer produto de qualidade é um excelente candidato para a exportação. Se você quiser saber mais sobre como começar a faturar em dólar ainda esse ano, entre em contato com nosso time.