Como sabemos, o Brasil é tem um papel fundamental no mercado internacional alimentício, justamente por segurar uma posição de destaque como um dos maiores exportadores do setor. Considerando esse papel, é necessário conhecer um pouco mais sobre a variedade dos alimentos exportados, sua participação na rede comercial mundial e seus principais destinos, que são fatores essenciais entre as preocupações na internacionalização dos produtos de uma empresa.
1. Grãos
Soja
Atualmente o alimento mais exportado pelo Brasil – seu maior produtor e exportador – a soja é tradicionalmente utilizada na produção de rações animais, porém seu potencial nutricional está aumentando seu uso em comidas, bebidas, e até mesmo em cosméticos.
Apresentando crescimentos, o país exporta mais de 90 milhões de toneladas por ano, ultrapassando as previsões em mais de 1 milhão de toneladas. Essa alta tem como principais causas o aumento da demanda chinesa e a baixa das exportações argentinas. A China se apresenta como principal compradora da soja brasileira, sendo destino de mais de 20% da produção. Além disso, o continente europeu (principalmente países como Alemanha, Países Baixos, Portugal e Espanha) é um grande importador do produto.
Milho
Muito presente nos hábitos alimentares brasileiros, o milho também faz parte dos costumes de inúmeros países, o que pode ser evidenciado, por exemplo, no caso da China – cujas importações de milho brasileiro em janeiro de 2023 totalizaram mais de 200 milhões de dólares, superando compradores mais tradicionais como Japão, Irã e Espanha (os quais, entretanto, ainda permanecem entre os principais consumidores desse alimento). Todas essas informações, fazem do Brasil o terceiro maior produtor mundial de milho, com potencial para ultrapassar os níveis norte-americanos de exportação.
Dentre seus vários papéis, o milho brasileiro é mais usado na produção de amidos, farinhas, óleos e rações animais, mas entre seus subprodutos também encontramos etanol, bebidas alcoólicas, cosméticos, medicamentos e outros produtos para alimentação.
Sorgo
Menos conhecido, o sorgo é uma planta que serve principalmente para rações e para a produção de etanol, apresentando-se como possível substituto do milho, logo muitos compradores o procuram por seus preços menores, sendo seu maior consumidor os Estados Unidos.
Esse alimento vem expandido seus níveis de produção e exportação no Brasil – nono maior produtor global e com um crescimento cerca de 36% em apenas uma safra -, também com crescente produtividade, mostrando-se como uma grande opção de investimento e de internacionalização.
2. Açúcar
Após o conhecido ciclo do açúcar no Brasil, durante os séculos XVI e XVIII, esse alimento ainda se faz essencial no mercado nacional, deixando o país disputando o primeiro lugar nas exportações juntamente com a Índia. Quanto ao seus destinos, tem-se países como Argélia (com cerca de 60% do consumo em 2021), Bangladesh, Nigéria, Arábia Saudita e China. Comercializado em diferentes formas, esse bem é vendida em cristais, refinado ou não, mascavo ou demerara e é utilizado tanto no setor alimentício, quanto no farmacêutico.
Há boas expectativas para o comércio açucareiro, devido a sua flexibilidade, à elevação da oferta global de etanol e à diminuição dos subsídios concebidos pelo governo indiano a seus produtores.
3. Carnes
Carne bovina
Um dos principais alimentos exportados pelo Brasil, o país mantém e continua a ampliar sua distância dos demais vendedores no mercado internacional de carne bovina (com expectativas de um aumento em mais de 3 milhões de toneladas em 2023), comercializando principalmente para os chineses, chilenos e estadunidenses, além de possuir grandes perspectivas para o mercados russo e indonésio.
Carne de frango
A carne de frango é o sétimo produto mais exportado pelo Brasil em 2021 e é destinada majoritariamente para a China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Em 2022, apresentou um crescimento de mais de 4% s, devido tanto à Guerra na Ucrânia quanto a aumentos dos custos de produção na União Europeia, evidenciando novas oportunidades para as ofertas brasileiras.
Pescados
Apresentando aumentos de mais de 15% em 2022, a piscicultura brasileira representa um mercado com grande potencial de exportação, como exemplo temos a tilápia, espécie que domina as vendas brasileiras (com mais de 90%).
Os Estados Unidos são o maior destino das ofertas nacionais, as quais deverão aumentar principalmente por conta da profissionalização do setor e da grande oferta de corpos d’água em território brasileiro.
4. Café
Historicamente importante para a industrialização brasileira, o café até hoje se destaca na produção e nas exportações do país, seja ele verde, solúvel, torrado ou moído – no ano de 2022, cerca de 2,2 milhões de toneladas foram vendidas. Esses e outros dados fazem do Brasil o maior produtor e exportador dessa mercadoria, sendo enormemente reconhecido por seu papel nesse ramo.
Tendo mais de 100 países como compradores, os destinos mais notáveis são Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Bélgica. Com toda essa variedade de consumidores e seu alto valor de mercado, a comercialização cafeeira apresenta uma ótima possibilidade para internacionalização.
5. Frutas
Cacau
Entre os dez primeiros produtores mundiais, o Brasil possui grandes chances para a ampliação da sua exportação de cacau, apesar das quedas nas importações e exportações durante a pandemia, fato evidenciado pelos mais de 24 milhões de dólares comercializados apenas no ano de 2022.
Sendo um produto vendido em grãos, inteiro, como óleo, como manteiga e reconhecido por ser o ingrediente básico do chocolate, o cacau brasileiro é majoritariamente vendido para o mercado argentino, seguido pelo chileno e pelo norte-americano.
Mangas, melões, uvas, limões e limas…
São vários os alimentos exportados pelo Brasil no que tange às frutas, apenas as mencionadas acima foram responsáveis por quase 60% das exportações no âmbito da fruticultura em 2021, as quais tiveram União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido como principais destinos.
Ganhando destaque como terceiro maior produtor de frutas do mundo, o país, apesar de relativas perdas no comércio internacional, vem se recuperando nos últimos anos, assim apresentando chances de estender ainda mais seu alcance global.
Com a grande pluralidade de alimentos exportados pelo Brasil, percebe-se as enormes oportunidades para a expansão de negócios nacionais para o exterior. No entanto, devemos considerar as dificuldades do processo de internacionalização, sendo sempre fundamental obter apoio profissional. Para orientações e informações sobre o assunto, agende uma reunião gratuita com a RI USP Jr. e confira nosso e-book sobre mercado internacional!