Pequenas, médias, grandes empresas… independente do tamanho, toda companhia que busca internacionalizar seu negócio observa com bons olhos as economias com tarifas baixas para produtos vindos do exterior. Mas você já se perguntou quais seriam, então, os países com as menores tarifas de importação da economia internacional? Separamos aqui 5 deles para você conferir.
O que são as tarifas de importação?
Antes de analisar a lista de menores tarifas, é bom entender melhor do que elas são compostas, e como funcionam. As tarifas de importação são a soma dos impostos, cobrados por cada governo, sobre os produtos originados de uma nação estrangeira, importados pelos consumidores do seu país. Existe certa variedade de tarifas específicas de cada país, porém pode-se citar as mais comuns e gerais entre as economias, que são as Tarifas Globais de Importação, e o Imposto sobre o Valor Acrescentado(IVA).
As Tarifas Globais de Importação são impostos sobre o valor que inclui frete e seguro de produtos importados. Enquanto que o IVA é uma tarifa exatamente proporcional ao preço oferecido pelo produto, ou seja uma porcentagem aplicada sobre o preço – o valor agregado, ou “valor adicionado”, é o preço que um produto adquire desde o início de sua produção, ou também, o preço que dá valor a algum serviço.
Ambos são geralmente pagos pelo consumidor que faz a compra, e por isso sua consequência para a empresa produtora não é um aumento no custo de produção, mas sim no preço final para o comprador estrangeiro, podendo afetar sua competitividade no mercado.
Agora que você já está por dentro de como funcionam as tarifas, confira o ranking abaixo, criado através de dados do Banco Mundial, sobre a porcentagem ponderada de tarifas cobradas sobre o valor total importado pelos países no ano de 2019.
5 – Peru – 0,73%
4 – Chile – 0,43%
3 – Singapura – 0,39%
2 – Macau – 0,0%
1 – Hong Kong – 0,0%
Pode ser surpreendente, mas dois países da América do Sul aparecem no ranking! Uma ótima oportunidade de negócios para vizinhos como o Brasil. Além disso, duas regiões administrativas especiais chinesas, Macau e Hong Kong, possuem tarifa 0, algo que ajudou as localidades a serem conhecidas como paraísos para os negócios.
Apesar desse cenário geral, as taxas podem variar muito de acordo com produtos, regiões e datas específicas – Então que tal entrar em contato com a RI USP Jr. e contratar uma Análise Tributária, levantando informações personalizadas sobre os impostos necessários para ampliar seus horizontes?