Desde a Idade Média a Inglaterra estabelecia laços comerciais e, ao longo dos anos, o Reino Unido emergiu como a maior potência, fazendo com que diversos fatores impulsionassem o mercado britânico. Atualmente, a economia do Reino Unido é classificada como a sexta maior do mundo – ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.
Os principais setores e indústrias presentes no mercado britânico são:
- Setor de serviços;
- Setor financeiro;
- Indústria manufatureira;
- Indústria de turismo
- Setor agrícola;
O setor de serviços, responsável pelas atividades de prestação de serviços e comércio, é responsável por 80% do PIB do país. Além disso, o setor financeiro ocupa 20% do PIB britânico, a indústria manufatureira 9,8% e a indústria de turismo 10%. E, apesar de o setor agrícola ocupar apenas 0,7% do PIB do Reino Unido, ele é extremamente produtivo, já que atende 60% da sua demanda de alimentos.
O que o Brasil importa para o Reino Unido?
- Obras de ferro ou aço;
- Torneiras, válvulas e dispositivos semelhantes;
- Inseticidas, rodenticidas, fungicidas e semelhantes;
- Outros medicamentos, incluindo veterinários;
- Demais produtos – Indústria de Transformação;
- Compostos organo-inorgânicos;
O que o Reino Unido importa para o Brasil?
- Ouro semimanufaturado em forma não monetária;
- Silício;
- Soja;
- Celulose;
- Preparações e conservas de carne de frango;
- Demais produto manufaturados;
Entretanto, é necessário entender como está a economia britânica e como ela tem se portado em todos os setores. Logo, a RI USP Jr. preparou todos esses detalhes para você ficar sabendo o que tem acontecido no Reino Unido e como fazer isso se tornar vantajoso para o seu negócio!
Indicadores-chave
O desempenho econômico do Reino Unido, desde o BREXIT, encolheu 5,5%, entretanto, quando começou a se recuperar, a pandemia de COVID-19 aconteceu e provocou uma contração de 9,3% e, ao final do ano de 2022 a economia cresceu 4%.
Apesar disso, o World Economic Outlook Database apresentou dados do mercado britânico importantes para entendermos seus pontos fortes e fracos. No primeiro trimestre de 2023 o PIB obteve um aumento de 0,1%, assim ele continua estável e da forma esperada pelos economistas.
Ademais, a taxa de desemprego é de 3,79% apresentando tendências de decréscimo, mas está ainda alta se compararmos com a taxa no fim de 2022 (3,72%). Coincidentemente, a taxa de emprego obteve uma queda próxima a taxa de desemprego, de 3,8% no primeiro trimestre. Já a inflação atingiu um índice de 10,5%, um decréscimo interessante, desde o maior índice dos últimos 40 anos (11,1% em outubro de 2022). Outro fator importante a ser mencionado é a balança comercial, que enfrenta um déficit de 16,2 bilhões de libras, apesar de ter apresentado um aumento de 3,4% em relação a março.
Análise dos Setores-chave:
Porém, somente analisar os números dos indicadores chaves sem entender quais os impactos nos principais setores em que a sua empresa possui interesse em investir não é suficiente.
De acordo com o IBISWorld, os setores que merecem investimento são:
- Mineração e extração;
- Fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado;
- Transporte e armazenamento;
- Atividades administrativas e de serviços de suporte
- Atividades de alojamento e serviços de alimentação;
- Artes, entretenimento e recreação;
- Atividades imobiliárias;
- Fabricação;
- Construção.
E, avaliando os setores responsáveis pelo crescimento do PIB no país, é notório que: o Índice dos Gerentes de Compras (PMI) que engloba os setores industrial e de serviços caiu para 52,8, entretanto continua acima de 50 pontos – o que indica crescimento das atividades. Ademais, os produtos exportados e importados entre o Brasil e Reino Unido, estão presentes nos setores que merecem investimento, já que são produtos fundamentais para o bom funcionamento de um país.
Vale a pena vender no Mercado Britânico?
Os índices demonstram que desde a saída da União Europeia, e a pandemia do COVID-19, o Reino Unido teve impactos grandes na sua economia, principalmente nas áreas de exportação e importação, já que novas regras e burocracias foram implementadas. E, apesar dessas dificuldades, o Reino Unido fechou mais de 70 acordos comerciais, entre este acordos há alguns vantajosos com o Brasil (como por exemplo o Acordo de Dupla Tributação). A presença dos indicadores neutros e incentivos nos setores de venda são o suficiente para se sentir motivado e abrir um negócio no mercado britânico.
Ou seja, vale a pena vender no Mercado Britânico. Isto porque, mesmo com a economia do Reino Unido estando estabilizada, mas em um período difícil (já que não sabemos se ela irá ter sucesso ou não) é possível se manter, sendo necessário ser uma empresa organizada e decidida, para não ter surpresas caso algum resultado da economia mude drasticamente e assim prejudicar sua empresa.
Além disso, o mais importante para um negócio funcionar, independentemente do local, é conhecer os seus possíveis concorrentes, o mercado alvo, ter uma boa estratégia de marketing e os possíveis contatos para auxiliar no sucesso da sua empresa. Felizmente, a RI USP Jr. está preparada para ajudar a sua empresa a alcançar este objetivo e ter mais sucesso na hora de exportar para o mercado britânico, ofertando os serviços de: Análise Concorrencial Estratégica, Análise de Mercado Alvo, Plano de Marketing e Mapeamento de Contatos.
Como enfrentar as dificuldades?
A economia, mesmo tendo um futuro incerto, atualmente não é uma dificuldade, o principal impasse para abrir um negócio ou expandir para o mercado britânico é o ambiente regulatório. Para deixar a sua empresa preparada para vender seus produtos é necessário cumprir alguns requisitos, como respeitar as regulamentações comerciais, fiscais, monetárias e etc. Entretanto, com a Análise Burocrática e a Análise Tributária da RI USP Jr. essa parte se tornará muito mais fácil, já que todos os documentos, custos e como consegui-los e enviá-los estará ao seu alcance.
Conclusão
Assim, a projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o mercado britânico reafirma que os impactos do Brexit, pandemia de COVID-19 e os conflitos armados entre a Rússia contra a Ucrânia reverberam até hoje, logo, reformas que corrijam o aumento da inatividade laboral e a incerteza regulatória dos investimentos empresariais evitará uma recessão e fará com que o mercado britânico consiga manter um crescimento positivo em 2023. Além disso, o maior risco é a inflação mais alta por mais tempo por causa das questões salariais no país, necessitando da implementação de políticas para combater a inflação.
E, se a sua empresa possui ligação direta ou indireta com os principais setores mencionados: setor de serviços; setor financeiro; indústria manufatureira; indústria de turismo e setor agrícola, ela é perfeita para auxiliar no crescimento econômico do mercado britânico. Quer saber como fazer isso, com uma equipe qualificada e que te ajude desde a pesquisa até o sucesso da sua empresa neste novo mercado? Agende uma reunião de diagnóstico conosco!