Em um mercado extremamente dinâmico, em que empresas se tornam cada vez mais diversas, é preciso se atentar para o fato de que a forma de trabalho mudou radicalmente. Para as pequenas empresas, por exemplo, o uso de práticas gerenciais avançadas se torna a chave para a melhoria do resultado e aumento da competitividade.
O que é uma avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é um conceito dinâmico com uma diversidade de abordagens, métodos e técnicas, sendo uma atividade essencial para alcançar metas e objetivos. Além disso, é utilizado para monitorar a evolução dos resultados e tê-los como referência para os processos de tomada de decisão e criação de novas estratégias.
Assim, a análise de performance, como também pode ser chamada, é uma forma de atestar se os índices da empresa estão de acordo com o esperado. Quando se faz a análise de performance, os gestores acompanham o desenvolvimento dos indicadores escolhidos e assim, podem mensurar melhor os resultados: ou seja, podem traçar um plano de ação.
As vantagens para a sua empresa
São inúmeros os benefícios de uma avaliação eficiente. Assim elencamos alguns:
1. Incentivo ao desenvolvimento através do feedback:
Em uma empresa menor, o feedback torna-se mais fácil, por ter um número menor de funcionários. Essa facilidade, junto com incentivos, propicia um alto grau de desenvolvimento.
2. Diagnóstico de melhorias:
É possível enxergar as possíveis habilidades e competências dos colaboradores que precisam ser desenvolvidas para melhorarem sua performance em suas atividades.
3. Entender o perfil dos funcionários que trabalham na sua empresa:
Com todos os dados coletados em um sistema, é fácil enxergar os perfis para cada função, e isso facilita muito na hora de alocar o candidato certo para a posição a ser preenchida.
4. Foco nos resultados:
Os colaboradores têm mais atenção aos resultados, já que serão expostos de forma clara. Isso faz com que haja uma taxa maior de sucesso e de reparação de falhas.
Alguns tipos de avaliação de desempenho:
1. Análise 180°:
Profissionais são analisados apenas pelos seus superiores. Dessa forma, a avaliação se centra em metas de desenvolvimento e organização.
2. Análise 360°:
Profissionais são analisados por diferentes membros da empresa, entre eles: colegas da mesma função, clientes, gestores, etc. Algumas vezes, também é incluída a autoavaliação. Neste caso, a avaliação recebe maior detalhamento.
3. Entrevistas individuais focadas em competências:
Avaliações de competências colaboram com o alinhamento dos profissionais membros em relação aos objetivos da empresa.
4. Reuniões de feedback com gestores para elaboração de planos de desenvolvimento:
Para que os profissionais possam ajustar seus desempenhos, é essencial que recebam feedback das avaliações de performance. Esse método colabora com a construção de planos de de desenvolvimento mais estruturados.
Pensando nisso, sua empresa vem inovando? Ela está alinhada com a ideia de gestão de desempenho? Gestão estratégica? Ou, ainda mais importante, sabe como funciona uma avaliação de desempenho?
A RI USP Jr. pode ajudar sua empresa com este e muitos outros assuntos. Entre em contato por e-mail, nas redes sociais ou no site para mais informações.