Brasil no setor alimentício europeu

setor alimentício europeu

É de conhecimento geral a forte presença do Brasil no setor alimentício de diversos países, sendo um dos principais mercados para a exportação brasileira a Europa. Os commodities são claramente o cargo chefe do nosso país nesse debate, mas dada a singularidade da nossa culinária muitos outros produtos fazem bastante sucesso mundo afora. Dentre eles estão:

  • Açaí 

Simplesmente um dos alimentos que mais representa o Brasil, junto com a feijoada e o refrigerante de guaraná. Nós brasileiros somos apaixonados por um açaí em um fim de tarde, mas esse sucesso não está limitado apenas ao Brasil. Cada dia que passa o mercado europeu vem consumindo mais quantidades de açaí.

  • Refrigerante  de guaraná 

Assim como falado, o refrigerante de guaraná é uma grande marca brasileira, e faz um sucesso muito grande com os turistas que passam por aqui e em certos países muitos brasileiros admitem sentir muita falta de tomar. Essa bebida, extremamente saborosa diga-se de passagem, nos últimos anos vem ganhando e muito o paladar dos europeus, e assim seu espaço no mercado internacional vem numa crescente extraordinária.

  • Brigadeiro

O querido docinho presente em quase todos os tipos de comemorações brasileiras, pelo qual somos todos apaixonados, também está ganhando o coração europeu a cada dia que passa. Com o decorrer dos últimos anos o brigadeiro ganha mais espaço e se mostra presente em inúmeras confeitarias europeias.

Transporte no setor alimentício

O Agronegócio

Acho que não tem como falar do Brasil no setor alimentício da Europa e não falar do agronegócio, o maior número de exportações daqui para lá é advindo do agronegócio. O Brasil tem uma presença muito marcante no mercado de commodities, como carne, açúcar, soja e café. São também exportados incontáveis produtos agrícolas.

Esse é um mercado já consolidado nacionalmente, o que torna dificil a entrada sem um grande diferencial no produto.

O Agronegócio é uma importante peça para a economia brasileira, representando quase ¼ do PIB do Brasil, mas é um mercado muito difícil e custoso para entrar, sendo assim não muito atrativo para os pequenos empresários. Dado os riscos os retornos são muito altos que é justamente o atrativo para as empresas entrarem nesse ramo.

Política de Agrícola Comum (PAC)

Além da concorrência interna, para levar os produtos agrícolas para Europa surge outro empecilho, a PAC. Resumidamente a Política Agrícola Comum (PAC) começou em 1962 com algumas políticas para ajudar os agricultores do mercado interno europeu, políticas essas que foram consideradas de caráter protecionistas por diversos países, fazendo com que posteriormente a pac tivesse que passar por revisão mudando sua forma de atuação e objetivos gerais.

Setor alimentício união europeia

A PAC atualmente se insere como políticas de suporte para pequenos agricultores e desenvolvimento do setor agropecuário de forma mais ecológica e saudável para a população. Ela, hoje, dá preferência para produtos produzidos de forma orgânica e sustentável que preservem os recursos naturais. Os objetivos principais da PAC atualmente são: a segurança alimentar dos cidadãos europeus, garantir a prosperidade das comunidades rurais e participar na atenuação das mudanças climáticas. 

A PAC é dividida em 3 principais domínios de ações

  • Apoio direto

Consiste numa política de subsidiação para os pequenos agricultores que compõem a maior parte dos agricultores europeus gerando maior número de empregos no setor agropecuário  

  • Medidas de mercado

São medidas para diminuir a suscetibilidade do mercado agropecuário europeu à crises mundiais, e diminuir a volatilidade dos custos de produção

  • Desenvolvimento rural

São medidas para modernizar e mecanizar o setor agrícola e intensificar a produção interna da União Europeia 

No que investir no setor alimentício?

A cultura brasileira é repleta de comidas extremamente saborosas e cada uma com sua singularidade, muitas coisas são encontradas apenas aqui. Brasileiros que viajam para outros países por muito tempo ou se mudam para o exterior comumente apresentam a queixa da saudade dos alimentos que encontramos aqui. 

O setor alimentício europeu vem cada vez mais abrindo espaço para os alimentos do Brasil, tanto que alguns, como falado no início do artigo, já ganharam e aumentaram seu espaço no consumo na Europa. Aqui estão alguns dos inúmeros produtos que fazem sucesso tanto no Brasil comona Europa.

  • Pão Francês 

Possivelmente o pão mais conhecido no Brasil, detentor de muitos nomes através do nosso território e que de francês não tem nada, é um ótimo produto de se internacionalizar. Um pão mais macio e considerado por muitos mais gostoso que os comercializados por lá com certeza seria bem-vindo para os cafés da manhã do continente europeu.

  • Caldo de cana

O acompanhante perfeito do nosso pastel de feira, não é tão reconhecido em todos os cantos da europa. Com um sabor magnífico os paladares europeus com certeza adotariam um caldo de cana, dado que que a União Europeia é a segunda maior consumidora de açúcar no mundo.

  • Cachaça

A querida cachacinha amplamente consumida pelo Brasil não é tão consumida pela Europa mas o principal fator para isso é o preço, muitos cidadãos se queixam dos altos preços que ela possui no continente. A internacionalização de um produto desses é algo a ser fortemente considerado, dado o mercado presente onde muitos países europeus já possuem a fama de serem altos consumidores de bebidas alcoólicas

Conclusão 

A Europa é um mercado no qual o Brasil possui muito espaço, se você quiser conhecer mais produtos que fazem sucesso no mercado brasileiro e possuem grande potencial de serem bem recebidos pelo mercado europeu acesse nosso blog. Se você já possui seu produto e precisa de ajuda levá-lo para a Europa ou qualquer canto do mundo entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico, o time da RI-USPjr estará pronto para te ajudar.

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Vitor Nicoletti Callender Varjão

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP. Acredita que manter-se em sintonia com o que acontece mundo a fora é essencial para uma compreensão profunda da realidade.

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