Como achar o diferencial do seu produto?

Vamos falar de diferencial?

Imagine a situação:

“Você acaba de lançar seu produto. Está muito confiante, porque você vende com excelente custo-benefício, a qualidade é superior à da concorrência, e o atendimento é de primeira. Porém, os clientes ainda compram de outras empresas e seu produto não obteve o reconhecimento que merecia”.

Se identificou?

Se sim, esse texto foi feito para o seu negócio!

Uma análise-chave que muitas empresas deixam de lado na hora de impulsionar seus produtos e serviços é o seu diferencial dentre os produtos/serviços similares, e é sobre esse detalhe essencial que a equipe da RI USP Jr. vai falar aqui.

Primeiro de tudo, é preciso entender um conceito muito importante: para os consumidores, o produto é secundário, o que importa é o benefício associado. Para compreender essa linha de raciocínio, veja um exemplo:

Uma cliente quer comprar um bolo para um amigo, e seu amigo ama chocolate. Embora o bolo de limão seja mais barato, tenha um melhor custo benefício, e até tenha maior qualidade, a cliente optará pelo bolo que proporcionará um momento incrível com seu amigo (o benefício que comentamos).

Agora que entendemos a importância de reconhecer seu diferencial na visão do consumidor, vamos a algumas dicas para encontrar esse identificador do seu produto!

Quem são as minhas personas?

Talvez um dos pontos mais importantes é saber analisar e distinguir quem são as pessoas interessadas no seu serviço e produto: quais são suas condições financeiras, que hábitos têm, e quais são suas necessidades.

Para ter uma base completa de quem é a sua persona (ou seu público-alvo disponível), é preciso fazer diversas análises socioeconômicas, culturais e geográficas. por sorte, a RI USP Jr. oferece esse serviço por preços negociáveis para todo tipo de empreendedor. Se quiser conferir mais sobre seu público-alvo ideal com a gente, clique aqui.

O meu produto é único?

Esse é o momento em que se analisa o quão excepcional é o seu produto em comparação aos outros. Para isso, é preciso saber o que os concorrentes estão produzindo, como estão vendendo e porque estão vendendo.

A partir dessa análise mais detalhada do serviço da concorrência, é possível responder perguntas como:

  • O meu produto consegue competir?
  • O meu produto tem um design diferente?
  • O meu produto tem uma função especial?
  • Meu serviço é de qualidade na área em que atuo?

Com essas perguntas respondidas, ficará mais fácil estabelecer aquilo que torna seu produto único!

Se quiser saber mais sobre Análise concorrencial estratégica, clique aqui!

Eu divulgo meu diferencial?

É nesse ponto que a maioria das empresas falham em impulsionar seu produto. Tem se tornando comum ver empresas que oferecem serviços com altíssimo diferencial competitivo perdendo clientes para outras companhias que, muitas vezes, oferecem produtos medíocres.

Um bom planejamento de marketing é ideal para destacar seu diferencial nas divulgações do seu produto.

Se quiser uma AVALIAÇÃO GRATUITA do seu planejamento de marketing, entrem em contato com a gente pelo site ou pelas redes sociais!

Após identificar, refinar e divulgar seu diferencial no mercado competitivo, o reconhecimento do seu produto e do seu serviço será gratificante!

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