A exportação de cosméticos é sempre cheia de novas possibilidades para empreendedores brasileiros que querem internacionalizar suas marcas.
Entretanto, esse mundo pode ser muito amplo para aqueles que não se informam adequadamente sobre o assunto, fazendo com que sua internacionalização não seja feita de modo profissional e eficiente. Neste post, você aprenderá sobre o funcionamento da exportação de cosméticos nacionais: quais produtos são mais exportados, para onde eles vão e como está seu mercado atualmente, a fim de que sua empresa seja adequadamente inserida nesse setor!
1. Quais produtos são exportados?
O mercado de cosméticos engloba uma alta variedade de produtos para higiene pessoal, maquiagem, perfumes, entre outros. As exportações brasileiras consistem, majoritariamente, nas mercadorias abaixo:
- Produtos para cabelo
- Sabonetes
- Produtos de higiene oral
- Produtos de babear
- Desodorantes
Sendo que os primeiros tem uma vantagem de quase o dobro do faturamento em relação aos sabonetes, US$16 milhões contra US$8 milhões.
Entre as principais importações, produtos de higiene oral aparecem novamente, perdendo para os perfumes, cremes de pele, protetores e bronzeadores.
2. Quais países importam cosméticos?
Quanto aos principais importadores dos cosméticos nacionais, aparecem no ranking:
Os países são destino quase 60% dos cosméticos brasileiros, e, como pode ser observado, a América Latina é a principal região importadora e os países do bloco econômico Mercosul também se destacam. No entanto, Estados Unidos, Países Baixos, Portugal e Emirados Árabes Unidos estão aumentando suas compras dessas mercadorias.
Porém, é necessário ter cuidado no momento de internacionalizar sua empresa, sendo fundamental reconhecer quais países melhor receberiam seu produto e qual seria seu público-alvo. Nesse sentido, você pode conferir o serviço de Análise de Mercado Alvo, oferecido pela RI USP Jr.
3. Como está o mercado atualmente?
Em 2022, a exportação de cosméticos brasileiros apresentou um crescimento de quase 10% em relação ao ano de 2021, representando mais de US$770 milhões, valor maior do que o de importações (US$740 milhões), levando a um saldo comercial positivo pelo terceiro ano seguido.
Além disso, segundo o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), apesar da pandemia da Covid-19, o setor está recuperando suas perdas, tendo uma previsão de expansão em 2023. No mais, devido ao grande número de taxas incididas sobre esses bens, o ramo será muito beneficiado com o maior controle das contas públicas e com a reforma tributária.
Nesse sentido, também é essencial destacar a importância da sustentabilidade para esse setor, uma vez que os consumidores atuais preferem e compram cada vez mais de marcas que tenham baixo impacto social e ambiental, especialmente quanto à testagem de animais, ao uso de mão de obra e ao descarte adequado de resíduos. Os cosméticos sustentáveis apresentam um mercado promissor, entre eles, temos:
- Biocosméticos (desenvolvidos com ingredientes naturais, sem produtos de origem animal ou artificiais)
- Cosméticos veganos (não possuem ingredientes de origem animal)
- Cosméticos naturais (não utilizam aditivos químicos)
- Cosméticos orgânicos (têm 95% de matéria-prima com selo orgânico)
- Cosméticos biodinâmicos (orgânicos, naturais e respeitam o ciclo natural das matérias-primas)
Esses produtos produzem menos impacto ao meio ambiente, adaptam-se às demandas dos consumidores e associam a marca à sustentabilidade, importante diferencial nos dias de hoje.
Apesar da exportação de cosméticos nacionais ser um ramo em expansão, muitas empresas falham nesse processo ao acreditarem que podem passar por ele sem ajuda profissional. Nesse sentido, é interessante frisar a necessidade de acompanhamento e cuidado com esse procedimento, de forma a adaptar a firma a um novo mercado internacional.
Se você deseja exportar seus cosméticos de modo responsável, as soluções da RI USP Jr. são perfeitas para você! Entre em contato e confira nosso e-book gratuito sobre exportação!