Com o crescimento do e-commerce no Brasil, principalmente durante a pandemia, os marketplaces também obtiveram um grande aumento de consumidores e vendedores. Segundo pesquisas, esse tipo de plataforma é prioridade de cerca de 86% dos brasileiros na hora de realizar uma compra online. Nesse segmento os marketplaces chineses possuem grande destaque devido a série de benefícios tanto para os compradores quanto os lojistas.
O que é um marketplace?
Marketplace é um sistema colaborativo que reúne diversos vendedores e inúmeros tipos de produtos, preços, meios de pagamento e fretes, além de oferecer outros meios facilitadores para a compra e venda na internet em uma única plataforma.
O crescimento dos marketplaces chineses
Devido a facilidade de importação, baixos custos e a rápida modalidade de entrega, os marketplaces chineses têm ganhado um espaço gradadivamente relevante no cenário do e-commerce nacional. A China possui a maior estrutura de compra e venda online do mundo e é origem de várias plataformas, como AliExpress e Shopee, que possuem milhões de usuários no Brasil, que consomem dos mais variados produtos e movimentam compras desde peças únicas até um grande volume de itens.
Seguindo o objetivo de facilitar cada vez mais os processos de comercialização, muitas dessas plataformas permitem a venda de produtos por parte de lojistas brasileiros, passando a ser um meio de expansão de negócios nacionais e não somente um sistema de importação.
Quais as vantagens de estar em um marketplace?
Logística
Eliminando processos burocráticos e otimizando tempo, os marketplaces chineses oferecem todo o suporte logístico do processo, desde processamento de pagamentos até envio da compra. Nessa parte, o lojista fica responsável apenas por manter seu estoque e levar o pacote no ponto solicitado para entrega ao consumidor final.
Divulgação
As plataformas possuem inúmeros visitantes e investem em grandes planos de divulgação, tais como comerciais de TV, anúncios na internet e constantes atualizações e contato com o público através das mídias sociais. Essas ações trazem muita cada vez mais visibilidade para os sites e abre grandes oportunidades de alavancar ainda mais as vendas dos lojistas.
Custos
Diferentemente de outros sites de e-commerce, os marketplaces chineses não cobram pela criação de perfil ou exposição dos produtos na plataforma. São cobradas somente taxas de comissionamento por venda, que variam de marketplaces e categorias de produto.
Como fazer parte dos marketplaces?
Cadastro e perfil da Loja
A depender da plataforma escolhida, para torna-se vendedor é necessário fazer um cadastro rápido utilizando dados como CPF e/ou CNPJ, realizar o upload dos documentos solicitados e aguardar a aprovação para o uso definitivo do marketplace.
Após a aprovação é necessário se dedicar a personalização do perfil, adicionar nome, logo, informações e detalhes que auxiliem o consumidor durante a compra e dê credibilidade para o negócio.
Como se manter nesse segmento?
Exposição de produto
No momento do cadastro dos produtos é preciso uma dedicação maior, as fotos e vídeos devem estar em boa qualidade, a descrição deve ser detalhada e conter todas as informações cruciais do item exposto.
Preços e cupons
O marketplace oferece o mesmo produto por meio de diversos vendedores, então uma análise concorrencial estratégica precisa ser realizada para entender o comportamento dos outros expositores e se certificar que os preços a serem estabelecidos não serão nem muito altos ou muito baixos em relação aos demais lojistas.
A disponibilização de cupons e descontos oferecidos em parceria com os marketplaces pode ser o diferencial do produto e o fator decisivo para o consumidor na hora de realizar a compra.
Contato com o consumidor e reputação na plataforma
Para uma boa reputação na plataforma, utilizar as ferramentas disponíveis para manter contato com o consumidor é essencial para a reputação da loja, tanto respondendo avaliações quanto tirando dúvidas no chat. Esse comportamento pode ser revertido em avaliações positivas por parte do cliente.
Conclusão
O uso de marketplaces para a expansão e visibilidade de comerciantes iniciantes ou consolidados é extremamente benéfico. Com as constantes divulgações das plataformas e um bom gerenciamento de produto através do estudo da concorrência e estratégia de marketing, por parte do lojista, pode aumentar as vendas e consequentemente o faturamento do comércio em questão. A RI USP JR. pode ser uma grande aliada nesse processo por meio dos serviços oferecidos no portfólio.