Você sabia que os Estados Unidos são um país comercialmente atraente, sobretudo pelas vendas online? A empresa multinacional Amazon permite com que vendedores de pequenas e grandes empresas consigam vender e lucrar com seus produtos nos Estados Unidos, de maneira prática e rápida. Continue lendo esse artigo para saber o passo-a-passo para começar o processo de vender na Amazon dos Estados Unidos hoje mesmo!
Os Estados Unidos são um dos maiores países de varejo do mundo, tendo como principal aliado o e-commerce. Somente lá, a empresa criada por Jeff Bezos, Amazon, conta com mais de 200 milhões de visitas mensais e 6.500 produtos vendidos por minuto nos Estados Unidos – por isso, é considerada referência para os mercados varejistas concorrentes. Além disso, a facilidade de comprar também acontece com as vendas, sem burocracias tão grandes como abrir uma loja física em um país diferente. Logo, vender seus produtos em uma grande multinacional como a Amazon pode alavancar seus negócios.
Por que vender na Amazon dos Estados Unidos?
Depoimentos como: “Vendemos mais que no Brasil mesmo sem ter uma loja física nos Estados Unidos” são frequentes nas histórias de sucesso da Amazon, isso porque 74% dos clientes usam a plataforma para descobrir novos produtos e/ou marcas, já que a Amazon possui um alcance de mais de 300 milhões de consumidores. Assim, seguindo o passo-a-passo para abrir sua conta, a empresa garante que além de obter sucesso nas vendas, é possível ganhar até R$1.500,00 de recompensas como vendedor.
Qual o primeiro passo para vender na Amazon dos Estados Unidos?
Se ficou convencido que vender na Amazon é uma ótima oportunidade para sua empresa, então o pontapé inicial é fazer uma pesquisa de mercado. Entender quais os produtos mais consumidos do seu nicho nos Estados Unidos, quais as médias de preço e os fatores que podem influenciar o consumo são fundamentais para conseguir manter o seu negócio estável.
Para isso, diversas empresas, inclusive a Amazon, possuem uma Rede de Prestadores de Serviços (SPN) para auxiliar na pesquisa de mercado. Entretanto, a RI USP Jr. não só possui o serviço de Análise de Mercado Alvo, atendendo todas as especificidades exigidas para o processo de venda com uma documentação quantitativa e qualitativa, como também possui acompanhamentos para garantir que o seu produto seja bem aceito e vendido na Amazon.
E após a análise de mercado?
Após entender como o seu produto será recepcionado pelo público alvo, é necessário iniciar o processo da criação de conta. Isso permitirá que esteja tudo certo com as burocracias e tributos.
Assim, os documentos necessários são:
- Conta bancária americana na Payoneer ou Hyperwallet para os pagamentos de transações internacionais entre países de diferentes moedas;
- Formulário fiscal, disponível para ser preenchido no Seller Central da Amazon para a cobrança de impostos – e possível isenção de alguns tributos dos Estados Unidos.
Além disso, outros dados pessoais e outras questões adicionais podem ser cobradas. Caso tenha dificuldade durante este processo a RI USP Jr. possui serviços de análise burocrática e tributária para facilitar toda a etapa de criação de conta na Amazon, prevenindo que ocorra surpresas indesejáveis.
Como colocar em prática a venda dos meus produtos?
Depois de criar sua conta Amazon, é necessário que você registre e autorize sua marca, garantindo que esteja tudo certo com os direitos de propriedade intelectual. Outra etapa importante é criar um catálogo com seus produtos, podendo ser via planilha, manual ou caso já venda na Amazon brasileira, convertendo o catálogo para a loja dos Estados Unidos.
Todo o processo para fazer essas etapas está explicado no site da empresa, com tutoriais em vídeos curtos e práticos e após finalizado, o seu produto já pode ser comprado!
Compraram meu produto, e agora?
Após disponibilizar o seu produto para consumidor, o método de entrega é extremamente importante, pois isso poderá fazer com que o consumidor confie em você ou pare de comprar seus produtos.
Para isso, a Amazon disponibiliza duas opções de entrega: a de seu centro de distribuição, encarregado pela logística de entrega (armazenamento, estoque, entrega e pós venda); ou a que o vendedor é responsável pela logística de entrega.
É necessário entender as duas propostas da empresa e ver em quais delas o seu produto se encaixa melhor, o que atenda suas necessidades e respeite o seu orçamento.
Agora é só acompanhar e melhorar o seu negócio!
Depois das etapas para a criação da sua loja na Amazon dos Estados Unidos e tendo seus produtos já disponíveis, a empresa mostra o Seller Central: programa responsável por mostrar o inventário, relatórios comerciais, desempenho como vendedor, suporte ao vendedor, registro das vendas diárias e aprimoramentos. Tudo isso fará com que seu negócio seja alcançado por mais pessoas e atinja maiores níveis de vendas.
Reparou como vender seus produtos na Amazon não é um processo tão complicado assim? Com uma boa empresa que entregue um serviço de mercado com qualidade, se atentando ao passo-a-passo de criação de conta e as necessidades específicas para vender na empresa, você obterá sucesso no exterior com suas mercadorias no Brasil.
Se interessou? Acha que o seu produto se encaixa na proposta da Amazon? Agende uma avaliação com a RI USP Jr. para auxiliarmos a sua empresa com as consultas necessárias para que seu comércio se destaque nos Estados Unidos!