Você sabe o que é cultura organizacional? Definida como a forma com que as pessoas se comportam numa empresa, influenciada por valores, incentivos e artefatos, ter uma cultura organizacional bem estruturada é de fundamental importância para a manutenção de sua empresa. É ela que define, basicamente, a vinculação e união dos membros na empresa de acordo com seus propósitos, objetivos e metas.
As camadas de uma cultura organizacional
Sabendo-se o que é uma cultura organizacional, é importante entender suas camadas para buscar sua construção e consolidação. De acordo com o psicólogo social Edgar Schein, em seu livro “Organizational Culture and Leadership”, ela pode ser observada em três diferentes camadas:
- Artefatos: incluem tudo que um grupo cria com um determinado fim. Exemplos: rituais, layouts físicos, papéis.
- Valores expostos: são as justificativas explícitas sobre as razões de as coisas serem do jeito que elas são em uma organização.
- Pressupostos básicos: são crenças tácitas e compartilhadas entre as pessoas sobre como o mundo funciona naquela organização.
Construção de cultura – O MVV
Para a construção de uma cultura bem estabelecida, é importante definir uma coleta de informações a respeito da percepção dos membros sobre a empresa para, em seguida, buscar definir seu MVV – a missão, a visão e os valores dela. Com isso, existirá uma definição da base que é importante para tudo que move a empresa. A seguir, serão apresentados brevemente cada um dos componentes do MVV a fim de auxiilar o processo de construção de cultura de sua empresa.
- Missão: é a razão da existência da empresa, o objetivo. O que a empresa faz? Para qual fim ela existe? Para quem ela existe? Como ela existe?
Exemplo: A missão atual da RI USP Jr. é promover impacto social por meio de serviços acessíveis de consultoria em internacionalização e expansão de negócios, desenvolvendo os membros de forma ampla e coletiva.
- Visão: mostra onde se pretende que a empresa esteja em um determinado intervalo de tempo. Qual o sonho da sua empresa para o próximo ano? No que ela quer se tornar? Onde ela quer chegar?
Exemplo: A visão atual da RI USP Jr. é ser referência em solução de consultoria no mercado de empresas juniores de relações internacionais e em vivência empresarial perante o movimento empresa júnior no Brasil.
- Valores: o que a empresa como um todo acredita, sua filosofia da existência, crenças e atitudes. Como os membros da empresa devem agir? O que ou quem deve respeitar? Em que ou quem acreditam?
Exemplo: Os valores atuais da RI USP Jr. são diversidade, inovação, propósito, comprometimento e ética.
A Cultura na rotina da empresa e seu futuro
A cultura organizacional precisa ser trabalhada todos os dias e estar presente na rotina da empresa. Uma forma de mantê-la viva é ter um grupo de pessoas responsáveis para trabalhar a cultura. Com isso, será possível criar um maior vínculo entre os membros e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais proveitoso.
Além disso, é importante garantir que a cultura passe para as outras “gerações” da empresa. Para que isso ocorra, podem ser feitas uma ênfase dela no processo de cogestão, em que uma gestão busca repassar a outra os elementos de sua cultura organizacional, e uma criação de manual de sua cultura, a fim de estabelecer um material-consulta sobre ela.