Qual foi a estratégia de marketing utilizada pelo Carmed Fini e como ela pode ajudar a sua empresa?

marketing do carmed fini no instagram

Lançado em maio, o Carmed Fini é uma linha de hidratante labial que fez muito sucesso nas redes sociais durante seu lançamento. O produto é fruto de uma parceria entre as marcas Fini e Carmed, e já vendeu mais de R$40 milhões em menos de 20 dias, essa arrecadação estava prevista para todo o ano de 2023. A inovadora estratégia de marketing utilizada pelo Carmed Fini certamente contribuiu para esse resultado impressionante, alcançando um grande público e gerando entusiasmo em torno do produto nas redes sociais.

Marketing de Lançamento

A parceria apostou em hidratantes nos sabores e cheiros de beijos, banana e dentadura, características que já estão presentes em produtos Fini e que já estão consolidados pela marca. O co-branding que permitiu esse estudo e levou a escolha desses sabores foi o principal meio de atração do público para uma mercadoria inovadora.

As estratégias escolhidas para a divulgação da linha foram convencionais, o primeiro contato com o público foi realizado através das redes pela própria vice-presidente da Cimed, empresa detentora da Carmed, Karla Felmanas, que possui milhares de seguidores e apresentou os novos produtos. Posteriormente, após o anúncio da linha de hidratantes, influenciadores digitais passaram a receber e divulgar a linha.

Impactos da Frente Fria na Economia Brasileira
Impactos da Frente Fria na Economia Brasileira
Regulamentações sanitárias e fitossanitárias
Regulamentações sanitárias e fitossanitárias
Comércio de Serviços
Comércio de Serviços
Como avaliar a burocracia do país de origem
Como avaliar a burocracia do país de origem

Lançamento e relacionamento com o público

Com a grande repercussão nas redes sociais e curiosidade por parte do público, a marca chegou a bater mais de 100 milhões de menções nas mídias sociais e o produto se esgotou rapidamente nas farmácias e lojas virtuais, meios oficiais de venda do produto. 

Entretanto, a marca e os envolvidos souberam controlar com eficiência o problema de escassez, mantendo um bom relacionamento com o consumidor final, essa ação aconteceu também por meio das mídias sociais através de vídeos, postagens e respostas aos comentários de maneira descontraída e bem humorada da situação.

As estratégias de marketing, serviço oferecido pela RI USP Jr., empregadas no produto foram cruciais para mantê-lo em alta, além de estabelecer uma boa reputação da marca e expansão de consumidores.

O que é co-branding? Como ele pode beneficiar seu negócio?

O co-branding é uma estratégia de marketing que promove uma parceria entre marcas com objetivo de promover o desenvolvimento de novos serviços e mercadorias que contemplem todos os envolvidos.

Esse método não é exclusivo de grandes corporações e pode ser utilizado por companhias de diversas proporções e, quando estruturado de maneira correta, resulta no crescimento das marcas e dos consumidores.

Diferença entre co-branding e co-marketing

Diferentemente do co-branding, o co-marketing não desenvolve o lançamento de novos produtos. O foco está em campanhas de divulgação conjuntas de marcas com público-alvo semelhantes e promoção de produtos e serviços já existentes.

Um exemplo de co-marketing é quando uma empresa de alimentos saudáveis estabelece uma parceria com uma academia. As duas marcas decidem cooperar para promover seus produtos e serviços, aproveitando o mesmo público-alvo em comum.

Quais os benefícios do co-branding?

Aumento do alcance da marca e da credibilidade

É evidente que uma das maiores vantagens de adotar essa estratégia é o crescimento da exposição da marca. A cooperação entre duas empresas, principalmente com público-alvo distintos e/ou complementares, permite a expansão dos consumidores, além de promover credibilidade à marca, já que quando associada a uma boa companhia é possível que o cliente fidelizado da empresa parceira tenha conhecimento de que a marca também é confiável, assim como presenciado na parceira entre Carmed e Fini.

Financiamento de divulgação e desenvolvimento

A parceria pode acarretar em mais recursos financeiros para as campanhas de marketing do produto e sua criação, esse ponto beneficia principalmente  pequenos negócios que se atrelam a parceiros maiores, permitindo que tenham uma possibilidade maior de estratégias de divulgação e desenvolvimento do produto.

Parceria de sucesso 


É importante ressaltar que para obter resultados positivos é preciso desenvolver a parceria de maneira adequada. Para isso, deve acontecer uma análise completa das marcas envolvidas, conhecimento de público-alvo, persona, interesses, portfólio e os possíveis ganhos da cooperação de ambas as marcas, bem como mapear os possíveis riscos do processo.

Como ter um marketing de sucesso?

Para um bom gerenciamento, lançamento ou inovação de produtos é preciso aplicar uma estratégia de marketing adequada para o caso, visando o objetivo do negócio. Um estudo aprofundado da sua marca e seus empecilhos por um time capacitado como o da RI USP Jr. poderá oferecer a melhor solução para alavancar suas vendas e trazer reconhecimento para sua marca. Agende hoje mesmo sua reunião de diagnóstico gratuitamente, entre em contato conosco.

Compartilhe nas mídias:

Picture of Beatriz Cerqueira

Beatriz Cerqueira

Graduanda em relações internacionais na Universidade de São Paulo. Possuo experiência profissional na área de Produtos Digitais, com foco em desenvolvimento e gerenciamento de produtos e relações B2B. Além disso, possuo experiência extracurricular na RI USP Jr. como membro da Diretoria de Marketing e coordenação do Comitê de Diversidade.

Mais lidas:

Esse site utiliza cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Veja nossa Política de Privacidade

Contatar
Quer saber mais?
RI USP Jr.
Gostaria de expandir sua marca e alcançar o sucesso com sua empresa? Podemos conversar sem compromisso!
Impactos da Frente Fria na Economia Brasileira Regulamentações sanitárias e fitossanitárias Comércio de Serviços Como avaliar a burocracia do país de origem