Uma conquista muito honrável para qualquer marca é ter as condições econômicas e comerciais para vender seus produtos mundo afora, ou seja, exportação sem dor de cabeça.
Mas, tão importante quanto ter o quadro financeiro e mercantil positivo para exportar, é reconhecer as condições socioculturais dos países e mercados onde se quer exportar!
Uma empresa bem preparada sabe se adaptar às características das sociedades que pretende comercializar. A pergunta é: Como reconhecer esses novos mercados e como adquirir a habilidade de adaptação?
Por que choque de culturas é ruim para minha empresa?
“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” – Albert Einstein
o choque de culturas nada mais é do que o medo irracional de tudo aquilo que é novo, diferente ou irreconhecido. É uma consequência de encontrar hábitos e cultos diferentes dos nossos.
O choque de culturas é uma via de mão dupla: os habitantes do país que receberá seus produtos também sentirão um incômodo inicial. e aqui que aparecem os conflitos para as exportações despreparadas!
Se a empresa não tem a devida cautela ao exportar pela primeira vez num novo país, ela terá problemas como:
- Marketing negativo dentre os meios de comunicações do País-receptor;
- Baixa preocupante de vendas;
- backlash para o País de origem (afinal sua empresa, indiretamente, representará o Brasil para o País-receptor);
- entre outras questões alarmantes.
Identificando a cultura que recebe meu produto
Depois de ter visto sobre TODOS esses problemas gerados por um descuido de empresas, chegou o momento de saber como se adequar a uma nova cultura e evitar um choque problemático ao nome de sua empresa. O primeiro passo é retirar alguns filtros sociais que nossa própria cultura pode ter desenvolvido:
- Filtros de hábitos alimentares;
- Filtros de vestimenta;
- Filtros sociais;
- Filtros artísticos;
- E muito mais!
Idealmente, uma empresa de sucesso saberá desmontar a maioria – se não TODOS – desses filtros…
Adaptação é a solução!
E agora, qual é o 2° passo?
Assim como muitas empresas alteraram seus “approaches” no período pandêmico, muitas outras empresas também mudam suas imagens e ações quando adentram um novo território, ou seja, um novo desafio. É a mesma lógica.
Assim, é vital que empresas não tenham medo de investir novos capitais humanos, físicos, e financeiros para formular uma identidade muito mais convidativa ao mercado-alvo.
Como encontrar um país que aceite meu produto?
Há, porém, uma maneira muito mais fácil de se evitar um choque de culturas e a perda de vendas!
Esse novo método é tão antigo quanto se sabe, e tão útil quanto se conhece: exportar os produtos para um país personalizado de cultura receptiva.
E como encontrar então o país ideal para a exportação? A boa notícia é que essa pesquisa é entregue de bandeja num dos serviços mais consolidados da RI USP jr.: Análise de mercado-alvo!
Se está procurando um país ideal para exportação, chame a equipe da RI USP jr. para te ajudar nessa expansão incrível de seu nome no mundo, só clicar aqui e dar um oi!