O Impacto da Frente Fria na Economia Brasileira

Frente fria na economia

Trazendo chuvas, geadas e temperaturas baixíssimas em todo o Brasil, os impactos da frente fria na economia nacional variam a depender do mercado. Assim, se a sua empresa depende do setor da agricultura ou do vestiário, é imprescindível saber as consequências da brusca mudança de temperatura no seu negócio.

1. Frente fria e as regiões do Brasil

Causada pelas movimentações de um ciclone extratropical em alto mar, a frente fria no mês de agosto de 2024 foi provocada por uma massa de ar polar que afetou especialmente as regiões Sul e Sudeste do Brasil, ocasionando eventos climáticos, como geadas, chuvas e quedas súbitas de temperatura.

Os efeitos variam dependendo da região brasileira, por exemplo:

  • Sul e Sudeste: as regiões mais afetadas pela frente fria lidam com temperaturas baixas, agitações marítimas, além do risco de geadas e a baixa umidade do ar;
  • Centro-Oeste: ficará com temperaturas amenas, com risco de chuva apenas em locais mais ao sul do país e também com pouca umidade;
  • Norte e Nordeste: permanecem com o clima estável, mas com um tempo abafado e com fortes pancadas de chuva em algumas localidades.

Logo, com todas as regiões sendo afetadas, é interessante discorrer sobre os impactos econômicos advindos da frente fria.

2. Frente fria na economia

De forma geral, a queda de temperatura dificultará o trabalho em lavouras ao redor do país, principalmente no Sul e Sudeste, devido ao frio e às chuvas intensas. Os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, as quais possuem largas regiões produtivas, terão suas atividades impactadas, diminuindo a capacidade produtiva durante o período. Segundo uma notícia da Globo Rural, as chuvas podem ser boas para molhar o solo, mas podem causar dificuldades para movimentar a produção.

Os setores mais impactados serão os de agricultura e de roupas, influenciados diretamente pelas mudanças de clima. Produtos como uva, banana, maçã, frutas tropicais, trigo, roupas de frio sofrem alterações, mas o mercado de café, por exemplo, não sofrerá grandes impactos.

Frente fria na economia

2. 1. Agricultura

Além da diminuição dos trabalhos nas lavouras, é necessário expor o cenário de alguns produtos específicos, os quais foram mais impactados, positiva ou negativamente, pela frente fria.

  • Banana e maçã: apesar da frente fria, o começo das aulas aumentaram a demanda por essas frutas, em razão das merendas escolares, levando a uma ascensão de preços em quase todas as variedades de maçã e banana;
  • Uva e frutas tropicais: com o frio, o consumo desses produtos diminuem devido às preferências do consumidor. No entanto, a volta das temperaturas mais quentes no resto do verão pode impulsionar esses mercados;
  • Cevada e trigo: com as geadas e chuvas impactando largamente o estado do Paraná, as lavouras de trigo e cevada serão as mais impactadas durante esse período, em razão da dificuldade de formação das espigas;
  • Café: mesmo com a mudança de clima, o mercado interno de café não foi fortemente impactado, especialmente devido à alta do dólar que impulsionou os preços no mercado interno. Com alta das suas ações na Bolsa de Valores de Nova York, o mercado de café parece promissor nos próximos anos.

2. 2. Setor têxtil

Com a queda das temperaturas, as lojas de produção ou revenda de roupas de frio aproveitam a oportunidade para aumentar suas vendas. Peças de roupa como gorros, casacos, suéteres, meias e calças recebem mais atenção na época de frio, particularmente nos estados do Sul e Sudeste. Assim, a temporada promete maiores números para esse setor da moda.

Se você planeja expandir o seu negócio em território nacional ou internacional, é importante saber como os eventos impactam as tendências do mercado. Para saber sobre as previsões das exportações brasileiras, acesse um dos nossos artigos mais recentes neste link. Além disso, é crucial ter uma equipe profissional para acompanhar seu processo de expansão: marque uma reunião de diagnóstico 100% gratuita com o nosso time de projetos para discutir as melhores estratégias de mercado.

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Ísis Gabriela

Ísis Gabriela

Graduanda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo, parte da Diretoria de Marketing e autora na Empresa Júnior de Consultoria Internacional da USP. Acredita na importância dos sonhadores para mudar o mundo.

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