O frete internacional pode ser entendido como o valor a ser desembolsado para a transportação de um ou mais produtos de um país para outro, conforme suas características e do modal (terrestre, aéreo ou marítimo) selecionado.
Com os avanços tecnológicos e o crescimento das lojas online, o processo de compra e venda internacional tem se tornado cada vez mais ágil e um ótimo meio para empresas expandirem seu mercado consumidor.
Para que essa operação ocorra de maneira eficaz e evite possíveis riscos, é necessário analisar cuidadosamente as opções de frete antes da escolha, além de cumprir as exigências vigentes nos acordos entre os países envolvidos na transação.
Taxas de Transporte x Taxas de Importação
Vale ressaltar que o frete internacional é diferente das taxas alfandegárias. O valor pago pelo frete corresponde apenas ao transporte, já as taxas de importação são possíveis tributos cobrados do consumidor pelo país receptor da mercadoria.
No Brasil, por exemplo, essas taxas são administradas pela Receita Federal e, após a inspeção do produto, o consumidor está sujeito a pagar alguns tributos como pelo menos 60% do valor total da compra (incluindo frete e seguro), ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), entre outros.
Agente de Cargas
Nessa atividade a presença de um agente de cargas é de extrema importância, ele é o profissional encarregado pela logística da importação e/ou exportação. Esse responsável cuidará de toda parte burocrática desse processo e da escolha do modal mais adequado para a demanda, propondo a otimização do tempo de entrega e de custos.
Tipos de Frete: Meios
A modalidade do frete deve levar em consideração as informações básicas do processo como país de origem e destino, modal escolhido, características da mercadoria, custos, tempo de entrega, etc. Confira abaixo alguns tipos de frete mais utilizados conforme a situação.
Modais
- Ferroviário (trens e locomotivas): possui um baixo custo e é indicado para transportes longos de cargas pesadas, entretanto é extremamente limitado devido a necessidade de ferrovias nas regiões.
- Rodoviário (carretas e caminhões): principal modal utilizado no Brasil, é recomendado para distâncias curtas, possui pouca capacidade de carga e um elevado valor de frete, além da dificuldade de conciliação com a logística de importação/exportação.
- Marítimo (navios e embarcações): é o meio mais utilizado para o comércio internacional pois possui um baixo custo, flexibilidade de cargas e percorre longas distâncias, porém é mais lento e consequentemente tem um maior tempo de frete.
- Dutoviário (dutos e canos): é indicado para materiais como gases, petróleo e derivados em grande escala e longas distâncias, e, pela complexidade da instalação, possui alto custo e muitas limitações.
- Aéreo (aviões e aeronaves): essa modalidade permite entregas mais rápidas e com maior flexibilidade e precisão de prazos, o que a torna uma das mais cara entre os outros modais.
Multimodal
Esse tipo de frete utiliza a combinação de modais para a entrega efetiva da compra. Por exemplo, o uso de um modal rodoviário para levar a mercadoria até o aeroporto e de lá ser enviado ao país de destino.
Incoterms
Os Incoterms (International Commercial Terms/Termos Internacionais de Comércio), criados pela ICC (International Chamber of Commerce), são normas que tem como objetivo melhorar a comunicação entre importador e exportador estabelecendo os papéis e responsabilidades de cada um durante o processo de compra e envio (ex. quem deve pagar o frete e o seguro), evitando conflitos. Atualmente existem 11 termos:
- EXW: na origem (local de entrega nomeado);
- FCA: livre no transportador (local de entrega nomeado);
- FAS: livre ao lado do navio (ponto de embarque nomeado);
- FOB: livre a bordo (ponto de embarque nomeado);
- CFR: custo e frete (porto de destino nomeado);
- CIF: custo, seguro e frete (porto de destino nomeado);
- CPT: transporte pago até (local de destino nomeado);
- CIP: transporte e seguro pagos até (local de destino nomeado);
- DAP: entregue no local (local de destino nomeado);
- DPU: entregue no local descarregado (local de destino);
- DDP: entregue com direitos pagos (local de destino nomeado);
Correio
Esse tipo de frete normalmente é mais utilizado por empresas de grande porte. Essa modalidade oferece entregas expressas e com um valor mais alto por conta da rapidez de envio. Muitas vezes o modal aéreo é selecionado para esse serviço.
Tipos de Frete: Quem Paga?
Frete a pagar (freight collect)
Esse tipo de frete tem o importador como responsável e deve ser pago no local de destino e informado no local de embarque.
Frete pré-pago (freight prepaid)
O exportador é responsável pelos custos de envio nessa modalidade e o valor deve ser quitado no local de embarque.
Frete pagável no destino (freight payable at destination)
Esse serviço também é pago pelo importador no momento de retirada da compra no local de destino.
Conclusão
Para um processo de importação e exportação sem complicações, é fundamental o conhecimento do frete mais benéfico para o produto com base nas suas características e as necessidades dos envolvidos, bem como as exigências burocráticas e tributárias dos países envolvidos na negociação, para isso um time como o da RI USP Jr. poderá indicar o melhor caminho. Além disso, a contratação de um agente de cargas irá facilitar os trâmites e garantir que o melhor serviço será escolhido.