A Nova Identidade Visual da Boca Rosa: O Que Aprender?

Identidade Visual da Boca Rosa

A mais recente reformulação da identidade visual da empresa de maquiagens Boca Rosa, da famosa influenciadora digital Bianca Andrade, gerou fortes críticas. Apesar de polêmica relacionada às cores mais neutras e às novas fontes da marca inspirou debates sobre o jeito “correto” de fazer um rebranding e sobre os impactos de uma identidade visual bem consolidada para o reconhecimento e popularidade de uma empresa. Neste artigo, a RI USP Jr. explicará mais sobre o caso Boca Rosa e o que pode-se aprender com ele.

Quem é Boca Rosa?

Influenciadora digital e empresária, Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, após um grande sucesso nas redes sociais, conquistou novos patamares de notoriedade com o lançamento de sua marca de cosméticos, a Boca Rosa Beauty, em parceria com a empresa francesa Payot. A popularidade de suas bases, batons, pós compactos, entre diversas maquiagens diferentes, alcançou o Brasil inteiro. Fundada em 2018, essa parceria teve fim em 2023, quando Bianca decidiu fundar sua própria marca de maquiagens.

Investindo cerca de 30 milhões de reais, a empresária transformou em Boca Rosa Beauty em apenas Boca Rosa, esperando um retorno de mais de 100 milhões de reais até o final de 2024 e de 1 bilhão até 2030, figurando entre as maiores marcas brasileiras do setor de cosméticos. A mudança da empresa foi acompanhada por uma transformação em sua identidade visual.

Boca Rosa virou Boca Cinza?

A antiga identidade visual da Boca Rosa com seus tons rosados e vermelhos, símbolos da beleza, da felicidade e do amor, radicalmente deu lugar a tons neutros, puxados para o preto, o branco e o cinza, como símbolos da maturidade e da praticidades dos novos produtos.

Identidade Visual da Boca Rosa
Fonte: Geek Publicitário

O rosa apenas nos detalhes dos produtos mostra que, por dentro, a qualidade e versatilidade das maquiagens continua a mesma, mas agora com um novo rosto, mais minimalista e adulto.

Polêmica

Após o anúncio do nova cara da marca, Boca Rosa sofreu críticas fortes a esse novo minimalismo. A ironia entre o nome e as cores rebranding chamou atenção do público, acreditando que agora seria mais difícil reconhecer os produtos, cada vez mais parecidos com outras marcas de beleza, ou até mesmo conectá-los com a dona da empresa.

A semelhança da Boca Rosa com o a identidade visual da marca Rhode, da modelo norte-americana Hayley Bieber também não passou despercebida, com ambas as empresas de cosméticos optando por visuais mais neutros e simples.

Identidade visual da Boca Rosa
Fonte: O Globo

Sucesso da marca

Apesar das críticas e polêmicas ao redor da nova identidade, Boca Rosa permanece com inquestionável sucesso na divulgação de sua marca, principalmente devido à popularidade e boa reputação da artista, à variedade dos produtos oferecidos e às inovações propostas, como a base stick para mais de 50 tons de pele diferentes, proporcionando inclusão e diversidade.

Ademais, o setor de cosméticos brasileiros apresenta um alto crescimento: apenas no primeiro semestre de 2023, a indústria de beleza nacional presenciou um crescimento de 14% em relação ao mesmo período no ano anterior. O Brasil representa o quarto maior mercado de produtos de beleza e cuidado pessoal, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.

Assim, com um grande mercado consumidor e uma ótima reputação a marca de Boca Rosa tem tudo para alcançar as previsões de faturamento feitas por Bianca Andrade e ocupar uma posição de destaque como uma das maiores empresas brasileiras de cosméticos do mundo.

O que aprender com o Caso Boca Rosa?

Uma identidade visual representa diretamente o perfil de uma marca. As cores, a tipografia e os elementos visuais envolvidos são essenciais para o reconhecimento, para a comunicação com o público-alvo, para a diferenciação em relação a concorrentes e para demostrar profissionalismo.

Um rebranding está sempre sujeito a críticas da audiência, mas aprende-se com o Caso Boca Rosa que o importante para o crescimento de um negócio permanece sendo a construção de uma boa reputação, a disponibilidade de produtos e uma presença forte no mercado, conquistando e mantendo clientes leais que se identificam com as transformações da empresa. Apesar das opiniões negativas sobre sua nova identidade, com essa polêmica, Boca Rosa alcançou algo mais importante: visibilidade nas redes sociais, seu principal meio de divulgação e comunicação.

Assim, percebe-se que tal estratégia é fruto de uma ótima equipe de marketing para a formulação de estratégias de venda e de publicidade, melhorando o alcance nacional dos produtos. Para evitar a perda de clientes devido a mudanças no rosto do seu negócio, um Plano de Marketing eficiente é essencial para ajudar sua empresa em um processo de renovação. Para saber mais sobre estratégias de divulgação, contate a RI USP Jr. para agendar uma reunião de diagnóstico com nossos profissionais!

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Diretoria de Marketing

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