Produtos brasileiros não encontrados na Europa

Produtos brasileiros na Europa

Apesar das antigas e extensas relações comerciais entre o Brasil e a Europa, existem diversos produtos brasileiros que ainda não chegaram ao mercado europeu, e são potenciais produtos de exportação.

Muitas empresas brasileiras possuem o sonho de expandir comercialmente para o continente europeu, mas não sabem exatamente por onde começar, e, principalmente, se seus produtos seriam bem aceitos no mercado internacional. Quando a exportação vai deixando de ser um desejo e criando forma, as perguntas que surgem são: Meu produto vai ter muita competição na Europa? E como faço para saber se será bem aceito?

Países americanos, como os Estados Unidos, Canadá e Argentina já são grandes destinos das exportações de produtos brasileiros, deixando a Europa mais suscetível e aberta a itens tão característicos. Esses são os produtos originais do Brasil que ainda não são comercializados em larga escala no continente, o que os torna potenciais inovações no mercado europeu, e, consequentemente, uma iniciativa de internacionalizá-los realizada com sucesso seria muito favorável para o futuro de qualquer negócio. 

Tapioca

Goma, Beiju, Tapioca. Qualquer que seja o nome pelo qual você conhece essa iguaria, a farinha feita a base de mandioca não teria como ser mais brasileira. Originária de uma raiz da América do Sul, e primeiramente desenvolvida por comunidades indígenas, a farinha de tapioca ganhou o coração dos brasileiros pela sua praticidade e versatilidade. Pensando nisso, ao analisar sua exportação, percebe-se que o volume ainda não é tão grande, e o mercado consumidor internacional ainda está descobrindo esse produto, o que torna a comercialização com o continente europeu uma grande oportunidade lucrativa.

Goiabada

Produtos brasileiros à base de frutas tropicais dificilmente são encontrados no continente durante todo o ano, como é no Brasil. Mas a tradicional goiabada cascão brasileira é ainda mais incomum. Tentativas recentes de exportação da goiaba in natura para a Europa obtiveram muito sucesso, indicando que a população se interessaria por itens com sabores parecidos.

Queijo Minas 

Para completar o Romeu e Julieta nas mesas de café europeias, o típico Queijo de Minas, dentre todas as suas variedades, como o Frescal, o Padrão e o Meia-Cura, tem grande potencial no mercado europeu. Como se sabe, o continente é famoso por seus queijos franceses, italianos e holandeses, mas justamente a característica mais marcante de um queijo é o que diferencia o nosso mineirinho: O Local de Produção. Cada tipo de clima, relevo e alimentação do gado influencia no sabor e na textura dos queijos, gerando exemplares únicos ao Brasil, como nas regiões de Minas Gerais. 

Percebe-se, nestes exemplos, que o mercado alimentício no Brasil é muito característico, e existem diversos outros casos em que a oportunidade de exportar para a Europa é viável. Entretanto, como são produtos consumidos diretamente pelas pessoas, e muitas vezes perecíveis, existem diversos documentos requeridos pelas alfândegas e impostos necessários para completar o processo de internacionalização de forma plena. Sendo assim, a RI USP Jr. desenvolveu seus serviços de Análise Burocrática e Análise Tributária que simplificam e possibilitam a execução desses planejamentos. 

Biquínis

Agora partindo do ramo de alimentos, outro produto que apesar de existir internacionalmente, no Brasil ele é especial: o Biquíni. Por causa do clima quente e da grande extensão do nosso litoral, os brasileiros desenvolveram diversos tipos de modelos, formas e tamanhos para as roupas de banho femininas, entrando e saindo de moda todos os anos. Tal peça acaba se diferenciando dos modelos tradicionais encontrados na Europa. Porém, o continente também possui milhares de quilômetros de belas praias, que recebem calor por boa parte do ano, e estão prontos para consumir desse item tão característico dos nossos dias de sol.

Chinelos

Seguindo no tema do vestuário casual, os chinelos são uma marca registrada dos brasileiros. Em todos os cantos do país cada um tem um próprio par (ou mais de um). Porém, em outros países, principalmente de fora das américas, seu uso não é muito comum, e seu potencial de praticidade e visual despojado pode ser explorado em forma de vendas na Europa.

Entretanto, apesar de haver certo espaço no comércio da Europa para estes produtos brasileiros, e sua exportação seja benéfica às corporações, isso não significa que a realização desses processos seja simples, e caso eles sejam introduzidos no mercado de forma equivocada, podem acabar atrapalhando os negócios da empresa. 

É pensando nisso que a RI USP Jr. desenvolve diversos serviços especializados em comércios internacionais, pensados para efetivamente alavancar a expansão do seu negócio, desde análises de competição até planos de exportação completos. Conheça nossas soluções, e entre em contato conosco para agendar uma reunião de diagnóstico!

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Vitor Nicoletti Callender Varjão

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP. Acredita que manter-se em sintonia com o que acontece mundo a fora é essencial para uma compreensão profunda da realidade.

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