Público alvo é a parte da sociedade que apresenta características econômicas, sociais, culturais semelhantes e compatíveis com o que os produtos ou serviços da sua empresa oferecem. Assim, é o segmento dos consumidores que têm interesse em comprar aquilo que é ofertado pelo seu negócio. E pode lhe auxiliar a encontrar novos mercados de atuação.
Como se definir um público alvo?
A definição completa do público alvo depende da realização de pesquisas entre os consumidores. Dessa forma, será possível traçar quais são os perfis econômicos e sociais, as tendências de consumo, a região onde mora e outras informações essenciais para se estabelecer qual é o público alvo.
Com o objetivo de construir uma relação de proximidade com o público alvo, criando a sensação de que a sua empresa realiza todos os desejos quanto mais informações forem agregadas sobre seus hábitos e preferências na analise, melhor mais precisa será. Para uma loja de roupas femininas, por exemplo, o público alvo pode ser definido como: mulheres, de 30 a 50 anos, residentes do Rio Janeiro, com formação acadêmica superior, renda entre R$5.000 a R$10.000, apaixonadas pelo ambiente praiano e por moda.
A importância de estabelecer o público alvo
Primeiramente, deve ser levado em conta o fato de que o público alvo é aquele que vai consumir os seus produtos e serviços. A definição completa do público alvo garante que os esforços de marketing serão direcionados corretamente e, com isso, a proximidade entre a sua empresa e seu público será construída mais facilmente, possibilitando a conversão do público em clientes efetivos.
Além disso, com o perfil do seu público alvo definido, a comunicação com ele se torna muito melhor, uma vez que a utilização das palavras-chave corretas, da linguagem mais apropriada e do design mais atrativo garante que não se tenha falhas na comunicação e assegura, também, que seu produto ou serviço será divulgado de forma atrativa para o público alvo.
Análise de mercado e o público alvo
Saber quem se deseja atingir dentro de um mercado é imprescindível para traçar estratégias e estabelecer metas para o seu negócio, mas não é tudo. O público alvo é capaz de nortear as pesquisas e planejamentos para melhorias do negócio, no entanto é preciso conhecer mais sobre o mercado em que se está inserido e como isso interfere nas opções de escolha do cliente ideal.
Dessa forma, ter um perfil pré-definido do consumidor que se deseja atingir é fundamental, mas é necessário saber outros fatores que podem interferir na escolha do consumidor, como:
● Condições socioeconômicas;
● Condições culturais;
● Concorrência;
● Fatores comerciais específicos.
Público alvo e a exportação
O processo de exportação traz inúmeros benefícios para uma empresa, como mostramos aqui, 5 Motivos para Exportar. E ter um público alvo bem definido pode por tornar mais fácil encontrar um mercado estrangeiro que tenha perfis de consumidores semelhantes ao brasileiro. O que pode colocar sua empresa um passo à frente ao tentar se inserir no exterior, por tornar mais evidentes países e regiões onde o produto pode ser aceito com maior facilidade.
Mas é importante lembrar que ainda que com perfil similar, os futuros clientes podem estar em condições diferentes do público alvo já definido, necessitando ainda sim, de um estudo mais profundo da localidade em que se deseja estabelecer.
O público alvo e a análise de mercado são fundamentais para estabelecer estratégias eficientes, especialmente para importação e exportação, e a RI USP Jr. pode auxiliar nisso, falem conosco e passem por nossas redes sociais.