Além dos altos encargos, nosso sistema tributário possui uma rede bastante complexa de normas e burocracia. A legislação é bem carregada de particularidades então, é necessário um bom investimento para lidar com todas as necessidades legais.
O pagamento de impostos representa somente uma das etapas do longo processo burocrático, que também envolve o cálculo do tributo, a análise de normas e o preenchimento de formulários, de modo a perceber o que poderia vir a ser descontado ou mesmo transformado em crédito tributário. O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) fez em 2018, um levantamento que mostra que 95% das empresas no Brasil pagam mais impostos que devem.
Mostramos agora 6 razões para realizar um bom planejamento tributário:
1. Redução de custos e aumento do lucro
Enquanto o país retoma sua estabilidade econômica, cortar gastos desnecessários é uma ação bastante recomendada. Quando a empresa faz um bom planejamento tributário, o pagamento de tributos é diminuído ao melhorar gestão empresarial por meio de uma análise do histórico financeiro. Assim, pode-se obter uma maior lucratividade.
2. Protege contra ocorrência de autuações
Um bom planejamento tributário permite que a empresa tenha controle de todas as suas movimentações, observando acertos e erros. Dessa forma, é possível manter a empresa sempre em dia com a legislação vigente, cumprindo com todas as devidas obrigações fiscais.
3. Gera economia
A forma com que a empresa conduz seus negócios é a principal “origem” dos tributos. Um tributo só pode ser cobrado quando “acontece” algum fato (movimentação, ação) prevista na lei. Assim, o empreendedor pode substituir serviços ou produtos menos vantajosos para a empresa por outros, principalmente os que tenham incentivos fiscais e vantagens no que diz respeito aos impostos. Escolhendo melhor suas opções, a empresa pode economizar por não fazer ações desnecessárias.
4. Possibilita um orçamento anual assertivo
Planejando com antecedência, pode-se realizar previsões mais acertadas dos gastos e dos ganhos da empresa no longo prazo. Dessa forma, evitam-se prejuízos e escolhem-se melhor os investimentos e aplicações adequados.
5. Permite o aproveitamento de possíveis incentivos fiscais
A empresa que planeja seu crescimento está sempre um passo à frente de sua concorrência, pois assim tem a possibilidade de aproveitar oportunidades como os incentivos fiscais, obtendo resultados mais vantajosos. Tendo uma visão mais ampla, a empresa pode usar as vantagens permitidas na lei, otimizando processos e eliminando etapas desnecessárias.
6. Não sofrer tanto com a realidade brasileira
A multinacional brasileira Stefanini divulgou, em 2017, alguns dados comparativos: no Brasil, de cada 200 funcionários, 1 trabalha na área contábil. Nos Estados Unidos, a proporção é 1 para mil enquanto na Europa, a proporção é de 1 para 500. O Brasil é um dos países onde as empresas mais gastam tempo e dinheiro para cumprir com os encargos legais, então um bom planejamento é fundamental para não ficar para trás.
Um bom planejamento tributário pode ser a chave para um maior crescimento e desenvolvimento da sua empresa. Que tal pensar no futuro com maior cuidado? A RI USP Jr. oferece análises sobre a viabilidade do processo e planejamento! Entre em contato conosco.