Tipos de exportação: Quais são e como identificar o melhor para a sua empresa?

Tipos de exportação

Você sabia que existem múltiplos modos para exportar os produtos de sua empresa? Mais especificamente são considerados 3 tipos de exportação pelas principais empresas de comércio exterior, sendo eles a direta, a indireta e a por consórcio. 

Saiba mais sobre como tais modelos são diferenciados e qual aplicar na sua empresa para melhores resultados neste artigo.

Compreendendo a exportação

A exportação é um processo essencial no atual mundo globalizado que mantém a rede de fluxos e representa grande parte do PIB nacional de diversos países. No Brasil, principalmente com as oscilações da economia, a alta carga tributária e a iminência de uma crise financeira direcionam o foco de empreendedores ao mercado externo, sendo assim, pode-se visualizar a exportação como estratégia diferenciada e rentável. 

Para exportar produtos é essencial conhecer com profundidade os processos envolvidos, mesmo antes de prospectar clientes internacionalmente. Faz-se necessário tal compreensão para que se possa selecionar o tipo de exportação que mais se adequa ao produto e a empresa. 

Dessa forma, é notável que ausência de conhecimento acerca de tais processos pode prejudicar o desempenho de uma empresa ao impedir com que atinja sua lucratividade máxima, através de uma exportação incoerente.

Tipos de exportação

Tipos de exportação

É possível dividir a exportação em dois ramos, a direta e a indireta, sendo que alguns especialistas ainda consideram um terceiro, a por consórcio. Os diferentes tipos de exportação são divididos com base na existência ou não de um intermediário durante o processo. 

De modo geral, os trâmites burocráticos e operacionais ficam em encargo da empresa, caso esta opte pela direta, caso não, ficam a encargo de terceiros.

Exportação Direta

Nesta modalidade, o produto é faturado diretamente do próprio fabricante para o importador, sem intermediários. Não são contratados serviços adicionais, posto que os trâmites são responsabilidade do produtor, que tem total controle sobre seu produto, estratégia e imagem no mercado externo. A empresa se compromete pelo embarque das mercadorias e internaliza todo o departamento de exportação, criando uma equipe para gerenciar a logística e supervisionar os detalhes comerciais e burocráticos.

Exportação Indireta

De modo contrário, a exportação indireta ocorre por meio de um intermediário, que compra todos os produtos para exportá-los. Existem alguns tipos de terceiros envolvidos nessa operação, como as comerciais exportadoras e as trading companies, por exemplo. As primeiras têm conhecimento internacional e relação com os clientes de outros países, já as segundas realizam uma análise mais minuciosa do fornecedor ou do comprador, oferecendo maior segurança durante a negociação.

Exportação por consórcio 

Mescla possibilidades da operação direta e indireta. É uma associação com outras empresas juridicamente constituídas que se juntam e estabelecem uma divisão interna do trabalho a fim de reduzir os custos, aumentar a oferta de produtos destinados ao mercado externo e ampliar as exportações. Podem ser formadas por empresas complementares ou, até mesmo, por concorrentes. Nesse caso, a individualidade das empresas é mantida no mercado interno, mas a produção e comercialização para o externo é conjunta. De maneira prática, o declarante pode ser qualquer um dos consorciados, o diferencial é que os exportadores podem manter, individualmente, seus tratamentos fiscais, cambiais e tributários.

Tipos de exportação

Aplicação estratégica

As oportunidades de negociar fora do país se apresentam cada vez mais prósperas, fato que, se bem aproveitado, proporciona possibilidades para diversificar e expandir o negócio. Entretanto, é inegável que tais oportunidades são contempladas se a aplicação da exportação é feita de maneira estratégica.  

Sendo assim, destaca-se a ineficiência, por vezes, da exportação direta, posto que, tanto o investimento alto na capacitação voltada para o comércio exterior, quanto a necessidade de contratação de pelo menos um profissional nível sênior e o maior investimento em marketing e logística representam custos adicionais que poderiam ser otimizados por uma empresa terceirizada.

A RI USP Jr. tem como um de seus focos principais, auxiliar o empreendedor brasileiro a reduzir seus custos de exportação, por meio da redução da carga tributária e análise de outros trâmites burocráticos desse processo. A nossa análise tributária visa elencar todas as possibilidades de linhas de crédito e benefícios tarifários existentes, enquanto nossa análise burocrática simplifica e otimiza processos burocráticos da internacionalização.

Está considerando expandir sua empresa para o mercado internacional, mas tem preocupações sobre o processo de exportação? Acha que alguma das análises para exportação seria importante para valorizar seu produto? Entre em contato com a RI USP Jr. para auxiliarmos no processo de exportação que melhor se encaixa aos padrões da sua empresa e permitir com que os seus resultados alavanquem!

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Vitor Nicoletti Callender Varjão

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP. Acredita que manter-se em sintonia com o que acontece mundo a fora é essencial para uma compreensão profunda da realidade.

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