Com a disseminação do acesso à internet no Brasil, o e-commerce, modalidade de vendas online, torna-se cada vez mais popular. Essa tendência se intensificou com a pandemia causada pelo COVID-19. a pesquisa “Comportamento do consumidor após o coronavírus”, realizada pela Qualibest durante o mês de março, aponta que 51% dos consumidores passarão a comprar mais produtos pela internet.
Dessa forma, é essencial que o empreendedor passe a atuar, também, no cenário virtual. Confira, abaixo, 5 vantagens do e-commerce:
- Mercado “ilimitado”
Se o comércio físico tem um alcance restrito ao município ou região em que se encontra a loja, com o e-commerce é possível alcançar clientes em toda a extensão territorial do estado, país e, até mesmo, do mundo. Com a ajuda de estratégias de marketing digital, atingir novos consumidores pode ser uma grande forma de expandir seu negócio, diminuindo sua dependência do mercado regional.
- Disponibilidade
Lojas físicas funcionam, normalmente, em horário comercial. Os funcionários desses estabelecimentos também possuem horários específicos para trabalhar. Essas limitações não existem no mundo virtual: seu e-commerce funciona 24h, 7 dias por semana.
- Investimento inicial baixo
No mundo físico, abrir uma loja é um processo burocrático e caro. Alvará de funcionamento, encargos trabalhistas, aluguel e contas de energia são alguns dos custos que um empreendedor enfrenta ao abrir uma loja física. Já o custo para se iniciar um e-commerce são, basicamente, a hospedagem de sua página e o design da mesma. Essa diferença no investimento pode ser utilizada para adquirir ferramentas de Marketing Digital, aumentando o alcance do seu negócio.
- Infraestrutura enxuta
Uma das características decorrentes dos baixos custos de investimento inicial é a infraestrutura enxuta. Não são necessários gastos com estruturas físicas, sendo possível conduzir seu negócio no conforto do seu lar. Conforme seu empreendimento crescer, e o fluxo de caixa for maior, é possível investir em dependências físicas como depósitos para estoques maiores.
- Verificação de Métricas
Em uma loja física, é possível ter uma ideia dos horários em que há maior fluxo e como seus clientes conhecem seu negócio (indicações, marketing, etc.). Essas métricas são mais fáceis de se obter no ambiente online, além de serem mais confiáveis – você sabe exatamente quantos clientes entraram em sua página num período de tempo específico. Munido com essas informações, o empreendedor pode tomar as melhores decisões para o seu negócio.