O México é a segunda maior economia da América Latina e a 15a maior economia do mundo, estando um pouco atrás do Brasil. Na região, o país é o maior exportador e importador de produtos. Sendo assim, o mercado mexicano apresenta-se como uma grande oportunidade.
A agricultura representa 3,8% do PIB mexicano e emprega 12,4% dos trabalhadores. O país é um dos principais produtores de café, açúcar, abacate e limão, sendo um dos maiores produtores mundiais de cerveja, posicionando-se como o segundo maior exportador do produto.
O país também se destaca pela produção de recursos minerais como prata, cobre, zinco e mercúrio, além de ser um grande produtor de petróleo e gás natural.
A indústria representa 25% do PIB e emprega aproximadamente 30% da população em idade ativa. Setores como o automobilístico e aeroespacial são destaques da indústria mexicana.
O setor de serviços representa aproximadamente 60% do PIB mexicano, sendo disparado o setor que mais contribuí para o PIB do país. Dentro dos serviços, o turismo é muito importante para a economia do México, mas setores como o de tecnologia e serviços médicos estão em ampla expansão devido a presença de mão de obra qualificada no país e baixos custos de operação.
EXPORTAÇÕES PARA O MÉXICO – O QUE O BRASIL EXPORTA PARA O MÉXICO
O saldo entre exportações e importações entre os dois países é positivo para o Brasil, que exporta cerca de 1 bilhão de reais a mais para o México do que importa do país. As commodities, como soja e minério de ferro são os produtos mais exportados pelos brasileiros ao México.
Dentre os países da América Latina, o Brasil é o que apresenta maior quantidade de capital investido no México. Existem aproximadamente 750 empresas com capital brasileiro abertas no país. Dos investimentos, 75% estão concentrados na indústria manufatureira mexicana.
Para facilitar esse já pujante comércio, em 2015, Brasil e México assinaram o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, criando ainda mais incentivos para o aumentos dos investimentos do empreendedor brasileiro no país.
IMPORTAÇÕES MÉXICO – O QUE O BRASIL IMPORTA DO MÉXICO
Aproximadamente 2% das exportações brasileiras tem como destino o México. Apesar de ser um valor percentualmente baixo, ele corresponde a aproximadamente 5 bilhões de reais, o que faz com que o México figure entre os 10 principais parceiros comerciais do Brasil. Os veículos automotores, produtos químicos e as máquinas de processamento de dados são os produtos mais demandados pelo Brasil em sua relação com o México.
ACORDOS COMERCIAIS
Os dois países possuem 4 principais acordos comerciais:
- O Acordo de Complementação Econômica No. 53 (ACE-53): Regulamenta redução do valor da tributação de mais de 700 produtos brasileiros no mercado mexicano. As reduções vão de 30% a 100%.
A RI USP Jr. tem como foco em seus serviços ajudar o empreendedor brasileiro a reduzir os custos da sua importação ou exportação, por meio da redução da carga tributária que incide sobre o produto. A nossa Análise Tributária visa elencar todas as possibilidades de linhas de crédito e benefícios tarifários existentes.
- O Acordo de Complementação Econômica No. 55 (ACE-55): Visa fomentar a importação de automóveis e outros veículos automotores, como máquinas agrícolas mexicanos para o Brasil
- O Acordo da Preferência Tarifária Regional No. 4 (APTR-4): – O Acordo de Preferência Tarifária Regional 04 é celebrado entre os 12 membros da ALADI – Associação Latino-Americana de Integração e visa a redução das tarifas de importação por parte dos países membros. Os benefícios fiscais vão de 6% a 50% e só podem ser usufruídos caso o exportador consiga confirmar a origem e a procedência de sua mercadoria como sendo de um dos países membros do acordo. As regras para tal confirmação, bem como as definições específicas dos conceitos de origem e procedência podem ser encontradas no texto do acordo.
LINHAS DE CRÉDITO PARA A EXPORTAÇÃO
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possuí linhas de créditos especiais para exportadores que necessitem de auxílio para tornar seus produtos mais competitivos no mercado internacional. Existem 2 principais frentes desse financiamento:
- Pré-embarque: Apoio financeiro a produção de bens e serviços destinados à exportação
- Pós-embarque: Financiamento com a finalidade de apoiar a comercialização dos produtos no mercado externo
CONCLUSÃO
O México é um mercado muito conectado com o brasileiro, o que traz diversas oportunidades de aumento do faturamento por meio da exportação e da importação. Assim, para conseguir aproveitar todos os benefícios que o mercado mexicano oferece, é necessário primeiramente entrar em contato com um especialista que tem o domínio e sabe explorar todas essas oportunidades, como o time da RI USP Jr.