México: Exportação e importação, conhecendo o mercado mexicano

mercado mexicano: Exportações para o México e Importações mexicanas

O México é a segunda maior economia da América Latina e a 15a  maior economia do mundo, estando um pouco atrás do Brasil. Na região, o país é o maior exportador e importador de produtos. Sendo assim, o mercado mexicano apresenta-se como uma grande oportunidade.

A agricultura representa 3,8% do PIB mexicano e emprega 12,4% dos trabalhadores. O país é um dos principais produtores de café, açúcar, abacate e limão, sendo um dos maiores produtores mundiais de cerveja, posicionando-se como o segundo maior exportador do produto.

O país também se destaca pela produção de recursos minerais como prata, cobre, zinco e mercúrio, além de ser um grande produtor de petróleo e gás natural.

A indústria representa 25% do PIB e emprega aproximadamente 30% da população em idade ativa. Setores como o automobilístico e aeroespacial são destaques da indústria mexicana.

O setor de serviços representa aproximadamente 60% do PIB mexicano, sendo disparado o setor que mais contribuí para o PIB do país. Dentro dos serviços, o turismo é muito importante para a economia do México, mas setores como o de tecnologia e serviços médicos estão em ampla expansão devido a presença de mão de obra qualificada no país e baixos custos de operação.

EXPORTAÇÕES PARA O MÉXICO – O QUE O BRASIL EXPORTA PARA O MÉXICO

O saldo entre exportações e importações entre os dois países é positivo para o Brasil, que exporta cerca de 1 bilhão de reais a mais para o México do que importa do país. As commodities, como soja e minério de ferro são os produtos mais exportados pelos brasileiros ao México.

Exportação de commodities para o México
As commodities predominam na pautas das exportações brasileiras para o México

Dentre os países da América Latina, o Brasil é o que apresenta maior quantidade de capital investido no México. Existem aproximadamente 750 empresas com capital brasileiro abertas no país. Dos investimentos, 75% estão concentrados na indústria manufatureira mexicana.

Para facilitar esse já pujante comércio, em 2015, Brasil e México assinaram o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, criando ainda mais incentivos para o aumentos dos investimentos do empreendedor brasileiro no país.

IMPORTAÇÕES MÉXICO – O QUE O BRASIL IMPORTA DO MÉXICO

Aproximadamente 2% das exportações brasileiras tem como destino o México. Apesar de ser um valor percentualmente baixo, ele corresponde a aproximadamente 5 bilhões de reais, o que faz com que o México figure entre os 10 principais parceiros comerciais do Brasil. Os veículos automotores, produtos químicos e as máquinas de processamento de dados são os produtos mais demandados pelo Brasil em sua relação com o México.

Investimento no mercado mexicano
Os investimentos mexicanos no Brasil se concentram no setor de telecomunicações – 80% – e manufaturas – 17%.

ACORDOS COMERCIAIS

Os dois países possuem 4 principais acordos comerciais:

  • O Acordo de Complementação Econômica No. 53 (ACE-53): Regulamenta redução do valor da tributação de mais de 700 produtos brasileiros no mercado mexicano. As reduções vão de 30% a 100%.

A RI USP Jr. tem como foco em seus serviços ajudar o empreendedor brasileiro a reduzir os custos da sua importação ou exportação, por meio da redução da carga tributária que incide sobre o produto. A nossa Análise Tributária visa elencar todas as possibilidades de linhas de crédito e benefícios tarifários existentes.

  • O Acordo de Complementação Econômica No. 55 (ACE-55): Visa fomentar a importação de automóveis e outros veículos automotores, como máquinas agrícolas mexicanos para o Brasil
  • O Acordo da Preferência Tarifária Regional No. 4 (APTR-4): – O Acordo de Preferência Tarifária Regional 04 é celebrado entre os 12 membros da ALADI – Associação Latino-Americana de Integração e visa a redução das tarifas de importação por parte dos países membros. Os benefícios fiscais vão de 6% a 50% e só podem ser usufruídos caso o exportador consiga confirmar a origem e a procedência de sua mercadoria como sendo de um dos países membros do acordo. As regras para tal confirmação, bem como as definições específicas dos conceitos de origem e procedência podem ser encontradas no texto do acordo.

LINHAS DE CRÉDITO PARA A EXPORTAÇÃO

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possuí linhas de créditos especiais para exportadores que necessitem de auxílio para tornar seus produtos mais competitivos no mercado internacional. Existem 2 principais frentes desse financiamento:

  • Pré-embarque: Apoio financeiro a produção de bens e serviços destinados à exportação
  • Pós-embarque: Financiamento com a finalidade de apoiar a comercialização dos produtos no mercado externo

CONCLUSÃO

O México é um mercado muito conectado com o brasileiro, o que traz diversas oportunidades de aumento do faturamento por meio da exportação e da importação. Assim, para conseguir aproveitar todos os benefícios que o mercado mexicano oferece, é necessário primeiramente entrar em contato com um especialista que tem o domínio e sabe explorar todas essas oportunidades, como o time da RI USP Jr.

Compartilhe nas mídias:

Diretoria de Marketing

Diretoria de Marketing

Mais lidas:

Esse site utiliza cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Veja nossa Política de Privacidade

Contatar
Quer saber mais?
RI USP Jr.
Gostaria de expandir sua marca e alcançar o sucesso com sua empresa? Podemos conversar sem compromisso!