Natura no mercado internacional: o que aprender com a internacionalização?

Natura no mercado internacional

História

Fundada em 1969 por Luiz da Cunha Seabra, a Natura se consolidou tanto  como empresa referência no setor de cosméticos brasileiro quanto como exemplo de sucesso na expansão internacional. Levando seus ideais de sustentabilidade, aproveitamento das matérias primas da flora brasileira e compromisso com a diversidade e inclusão, a marca hoje está presente em mais de 10 países pelo mundo.

Natura no mercado internacional

A formação de um branding para o mercado latino-americano

Quando a Natura decidiu realizar sua expansão internacional, foi definida uma estratégia gradual de entrada nos novos mercados. O primeiro país a receber a marca foi o Chile, por meio de distribuição terceirizada, no começo dos anos 80. Nos anos seguintes, outros países da América Latina, como Argentina, Peru e Bolívia também passaram a integrar as operações da empresa

A marca se utilizou de sua identidade amazônica e de seus ideais de sustentabilidade, uso responsável das matérias primas da floresta e inclusão para gerar aproximação com os países da América do Sul, que têm grande apego à Amazônia. Por conta disso, a Natura conquistou espaço nesses mercados.

Além disso, a estratégia de vendas por meio de consultores, muito popular no Brasil desde a criação da empresa, foi exportada junto com a internacionalização, o que também aproximou a Natura do dia a dia de seus consumidores, que entram em contato com os produtos por meio de pessoas próximas que trabalham com as vendas. 

A ação da Natura na Europa

Em 2016, a Natura inaugurou sua primeira loja física no continente europeu, a Casa Natura Brasil, em Paris. A loja, que fica numa região importante para o setor de cosméticos mundial, funciona como uma vitrine de exposição dos produtos da marca, buscando torná-los conhecidos no mercado francês. Como a França é referência no mercado de cosméticos, a intenção é conquistar esse importante público para que se conquiste, em seguida, espaço no restante do continente europeu.

Natural no mercado internacional

Assim como na América Latina, o destaque para os ideais e a origem da marca é importante, considerando a relevância da sustentabilidade como pauta na Europa. Desse modo, há um apelo para os produtos naturais, produzidos com ingredientes amazônicos e baseados nos conhecimentos tradicionais.

Para se alinhar os mercados e as estratégias certas a serem utilizadas pela empresa para sua expansão internacional, são necessárias diversas análises e pesquisas internacionais complexas, de modo a chegar na escolha ideal. Essa escolha pode ser muito dificultada sem o auxílio de uma consultoria especializada na internacionalização de empresas, como a RI USP Jr., que oferece serviços de Análise de Mercado Alvo e Análise Conjuntural.

Atual da Expansão da Natura no Mercado Internacional

Em 2020, a Natura concluiu a compra do grupo estadunidense Avon, um gigante do mercado de cosméticos, se tornando assim o quarto maior grupo de beleza do mundo. Essa compra abriu o mercado dos EUA para a marca brasileira, que pode utilizar as estruturas do grupo comprado para produzir para a América do Norte. 

Atualmente, a Natura conta com cerca de 2 milhões de consultores pela América Latina, reforçando o sucesso de suas estratégias de expansão internacional iniciadas nos anos 80.

O que Podemos Aprender?

Com um plano de expansão bem estruturado, a Natura foi capaz de enfrentar os diversos desafios do mercado internacional. O compromisso com a sustentabilidade e a identidade essencialmente brasileira como modelo de negócio e a busca por qualidade e inovação no mercado consolidam a marca como um dos principais exemplos de sucesso de internacionalização do país. Outras marcas do mercado de cosméticos brasileiros têm muito a ganhar com a presença da Natura nos mercados externos, que coloca em destaque os produtos do Brasil e mostram a força e o potencial deles em qualidade e sustentabilidade. A marca de Luiz Seabra inspira e mostra o caminho para boas práticas de expansão internacional.

Você também pode levar sua marca para outros países e obter o sucesso conquistado pela Natura nesse setor! Basta um bom planejamento e coragem para expandir seus negócios. Entre em contato conosco pelo site ou por WhatsApp, para agendarmos uma reunião de diagnóstico gratuita e começarmos juntos a alavancar sua empresa!

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Diretoria de Marketing

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