01. O Problema
Apesar de possuir produtos naturais muito cobiçados pelos mercados do exterior, a Amazonly só atuava nacionalmente: nunca tinha lidado a exportação e o armazenamento de seus produtos em outros países. Portanto, era preciso mostrar como lidar com um produto perecível em uma localidade nova, com um consumo menor que o do país que atua normalmente.
02. A Solução
A equipe da RI USP Jr. foi acionada para analisar os mercados escolhidos para receber os produtos da Amazonly: Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Assim, nossos membros elaboraram um estudo detalhado sobre o comportamento do consumidor nessas áreas, destacando aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Com isso, foi possível identificarmos o público-alvo de seu produto e as melhores estratégias para aumentar suas vendas nos novos países, diminuindo os riscos de uma exportação mal-sucedida.
03. Resultados
Reconhecimento do consumidor
Com a identificação do público-alvo, a empresa consegue escolher as melhores formas de atuar nos novos países, aumentando suas vendas ao construir estratégias bem-fundadas e específicas para seu tipo de cliente.
Diminuição de riscos
A Amazonly evita perda desnecessária de capital ao conhecer, antes de colocar em prática seus planos de expansão, sua nova localidade, seus concorrentes e possíveis ameaças e oportunidades.
Consolidação da marca
Expandindo para outros países, a marca aumenta seus lucros, amplia seu escopo e suas operações, atingindo cada vez mais novos públicos e tornando-se mais conhecida e relevante no mercado mundial.