Raízen: Case de sucesso a RI USP JR

Raízen

Como tornar a gestão de conhecimento parte do dia a dia da empresa? Sem, é claro, impactar negativamente a produtividade.

01. O Problema

O grande desafio era a gestão de conhecimento da tecnologia de ponta do Etanol de Segunda Geração (E2G), que está presente em somente um único parque de bioenergia, concentrando o conhecimento nas mãos de poucos especialistas. A empresa queria tornar esse conhecimento mais disseminado entre os colaboradores e entre suas filiais, diminuindo assim a dependência para com uma localidade e seus funcionários, algo necessário para organizações que buscam a expansão.

02. A Solução

A RI USP Jr. e outras empresas juniores parceiras foram então contatadas para propor soluções a esse problema que a Raízen vinha enfrentando a vários anos sem conseguir propor uma solução eficiente.

Gamificação

Na solução proposta, a Raízen deveria adotar um processo de gamificação, em que os colaboradores que engajassem participantes da gestão de conhecimento receberiam benefícios da empresa, como cupons de desconto, bônus salariais e viagens.

Por que Gamificar ?

Lúdico

A gamificação torna um processo maçante mais divertido, transformando a busca por metas mais interessante e contínua.

Engajante

Jogos de aprendizado exigem e estimulam participação ativa, melhorando o
processo de retenção de conhecimento.

Integrador

O trabalho em grupo aumenta a interação pessoal e proporciona uma maior visão dos papéis de cada indivíduo.

03. Resultados

Aumento da produtividade

Com uma gestão de conhecimento mais eficiente, os membros da organização passaram a agir de maneira mais autônoma, pois conseguem tomar decisões sem ter de recorrer a seus superiores, tornando o processo de decision-making mais rápido e eficiente, o que impactou positivamente na produtividade.

Expansão

O processo de gamificação possibilitou uma gestão de conhecimento eficiente que levou à desconcentração da produção de uma única planta produtiva para várias localidades, descentralizando a parte fabril da Raízen, o que permitiu sua expansão.

Diminuição do período de capacitações

Por ser um processo lúdico que leva ao engajanmento e à integração dos colaboradores, a gamificação torna a aprendizagem mais dinâmica, reduzindo o tempo gasto capacitando os recém-contratados.

Apresentação da Solução

Visita à sede da Raízen

A RI USP Jr. foi convidada pela Raízen para apresentar a solução proposta na planta central da empresa, em Piracicaba. Lá, nossos membros exporam a estratégia montada para a diretoria da empresa.

Quer ser um dos nossos cases de sucesso?

Marque uma reunião de diagnóstico

Assim como a Raízen, sua empresa também pode estar sofrendo
com problemas relacionados a gestão de conhecimento, impactando diretamente o seu faturamento e a sua produtividade.

Outros Cases de Sucesso

Case Havaianas -Case de sucesso

Havaianas

A empresa tinha um grande desafio: Como proporcionar um destino ecologicamente sustentável aos milhares de cabides utilizados para pendurar os produtos nas lojas? Para sanar o desafio, a equipe da RI USP Jr. foi contatada para propor uma solução.

Fresh Femme:

Fresh Femme

Fresh Femme é um produto inovador voltado a amenizar os efeitos da menopausa. A fundadora da empresa contatou a RI USP Jr. para levar seu produto premiado a outros mercados e passar a ter parte dos lucros em moeda estrangeira.

Logo Amazonly

Amazonly

Uma marca de sorbets 100% naturais. O açaí vendido pela Amazonly está entre os produtos brasileiros mais cobiçados no exterior, uma oportunidade que o dono da empresa não poderia desperdiçar. Para tornar a exportação mais rápida, fácil e barata, a RI USP Jr. foi contatada.

Esse site utiliza cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Veja nossa Política de Privacidade

Contatar
Quer saber mais?
RI USP Jr.
Gostaria de expandir sua marca e alcançar o sucesso com sua empresa? Podemos conversar sem compromisso!