01. O Problema
Um dos diferenciais da marca, o qual fazia os consumidores optarem por comprar os seus produtos e não o do concorrente, era sua consciência ambiental.
Entendendo isso, a Havaianas visava fortalecer seu pilar sustentável para se destacar ainda mais no mercado. Com isso em mente, o desafio era: como dar um destino ecologicamente sustentável aos milhares de cabides utilizados pela marca?
02. A Solução
A equipe da RI USP Jr. foi contatada para produzir uma solução que tanto atendesse as necessidades da Havaianas, quanto fosse financeira e logisticamente sustentável. Após uma análise quantitativa e qualitativa minuciosa, a nossa equipe chegou a uma solução: os cabides deveriam ser coletados nas lojas Havaianas e transformados em madeira plástica, um material resistente e versátil utilizado em diversos produtos - como bancos de madeira.
Cabides
plásticos
.
Madeira
plástica
.
Produtos
.
03. Resultados
Redução dos custos de produção
Ao promover a reciclagem dos cabides, a Havaianas os envia para um destino mais adequado do que os aterros sanitários, diminuindo a demanda pelo uso de petróleo e de fontes não renováveis para produção de um plástico novo.
Valorização da marca
A empresa também passaria a ganhar certificados ambientais pela reciclagem do plástico, como o Selo Eureciclo, mostrando para o consumidor sua preocupação com o ambiente e sendo um exemplo para outras marcas.
Melhora da experiência do cliente em loja
Além disso, a madeira plástica ainda poderia ser usada dentro das lojas! Os produtos feitos com esse material podem servir como mobília, transformando as lojas em locais mais ecológicos e mais sustentáveis.