
Raízen
Como tornar a gestão de conhecimento parte do dia a dia da empresa? Sem, é claro, impactar negativamente a produtividade.
01. O Problema
O grande desafio era a gestão de conhecimento da tecnologia de ponta do Etanol de Segunda Geração (E2G), que está presente em somente um único parque de bioenergia, concentrando o conhecimento nas mãos de poucos especialistas. A empresa queria tornar esse conhecimento mais disseminado entre os colaboradores e entre suas filiais, diminuindo assim a dependência para com uma localidade e seus funcionários, algo necessário para organizações que buscam a expansão.
02. A Solução
A RI USP Jr. e outras empresas juniores parceiras foram então contatadas para propor soluções a esse problema que a Raízen vinha enfrentando a vários anos sem conseguir propor uma solução eficiente.
Gamificação
Na solução proposta, a Raízen deveria adotar um processo de gamificação, em que os colaboradores que engajassem participantes da gestão de conhecimento receberiam benefícios da empresa, como cupons de desconto, bônus salariais e viagens.
Por que Gamificar ?
Lúdico
A gamificação torna um processo maçante mais divertido, transformando a busca por metas mais interessante e contínua.
Engajante
Jogos de aprendizado exigem e estimulam participação ativa, melhorando o
processo de retenção de conhecimento.
Integrador
O trabalho em grupo aumenta a interação pessoal e proporciona uma maior visão dos papéis de cada indivíduo.
03. Resultados
Aumento da produtividade
Com uma gestão de conhecimento mais eficiente, os membros da organização passaram a agir de maneira mais autônoma, pois conseguem tomar decisões sem ter de recorrer a seus superiores, tornando o processo de decision-making mais rápido e eficiente, o que impactou positivamente na produtividade.
Expansão
O processo de gamificação possibilitou uma gestão de conhecimento eficiente que levou à desconcentração da produção de uma única planta produtiva para várias localidades, descentralizando a parte fabril da Raízen, o que permitiu sua expansão.
Diminuição do período de capacitações
Por ser um processo lúdico que leva ao engajanmento e à integração dos colaboradores, a gamificação torna a aprendizagem mais dinâmica, reduzindo o tempo gasto capacitando os recém-contratados.

Visita à sede da Raízen
A RI USP Jr. foi convidada pela Raízen para apresentar a solução proposta na planta central da empresa, em Piracicaba. Lá, nossos membros exporam a estratégia montada para a diretoria da empresa.
Quer ser um dos nossos cases de sucesso?
Marque uma reunião de diagnóstico
com problemas relacionados a gestão de conhecimento, impactando diretamente o seu faturamento e a sua produtividade.
Outros Cases de Sucesso

Havaianas
A empresa tinha um grande desafio: Como proporcionar um destino ecologicamente sustentável aos milhares de cabides utilizados para pendurar os produtos nas lojas? Para sanar o desafio, a equipe da RI USP Jr. foi contatada para propor uma solução.

Fresh Femme
Fresh Femme é um produto inovador voltado a amenizar os efeitos da menopausa. A fundadora da empresa contatou a RI USP Jr. para levar seu produto premiado a outros mercados e passar a ter parte dos lucros em moeda estrangeira.

Amazonly
Uma marca de sorbets 100% naturais. O açaí vendido pela Amazonly está entre os produtos brasileiros mais cobiçados no exterior, uma oportunidade que o dono da empresa não poderia desperdiçar. Para tornar a exportação mais rápida, fácil e barata, a RI USP Jr. foi contatada.