Análise do mercado chileno:exportação e importação para o mercado chileno

Mercado chileno

Segundo maior parceiro comercial do Brasil na América do Sul, o Chile é uma economia de destaque no subcontinente. O país é a décadas considerado um modelo de transparência financeira e política na América Latina. O Fundo Monetário Internacional espera um crescimento de 1,9% para a economia chilena em 2023. Dessa forma, o mercado chileno mostra-se uma boa opção tanto para quem deseja exportar, quanto para quem deseja importar

Considerado um dos países mais industrializados da América Latina, as principais atividades econômicas do Chile são a exploração de recursos minerais, como cobre e nitratos, e produtos manufaturados, principalmente agroalimentares e químicos. O Chile também se destaca como um dos maiores produtores mundiais de vinho. Em 2021, contudo, as secas no norte do país – região com áreas agrícolas importantes – impactaram negativamente o setor agropecuário.

O Chile é membro associado ao MERCOSUL, o que garante ao exportador/importador brasileiro vantagens tarifárias e facilidade para com a documentação envolvida no processo de exportação, tornando o processo de avançar sobre o mercado chileno menos burocrático e mais fácil.

EXPORTANDO PARA O CHILE COM INTELIGÊNCIAO MERCADO CHILENO

Dentre os itens mais exportados para o Chile, destacam-se: petróleo, carne bovina, veículos, partes e acessórios. Apesar de apresentar um número de consumidores menor do que o Brasil, os chilenos possuem um alto poder aquisitivo, possuindo o segundo maior PIB per capita da América Latina.

Curiosidade: Atrás apenas do Brasil, o Chile é o maior consumidor de fragrâncias e perfumes.

O Chile é um país urbano, com 87,8% do total da população vivendo em cidades, com grande concentração na capital Santiago, cuja região metropolitana concentra 40% dos chilenos.

Principais centros urbanos e suas populações

Santiago:  6.254.314 (Região Metropolitana)  
Concepción:  971.285 (Grande Concepción)  
Valparaíso:  934.859 (Grande Valparaíso)  
La Serena:  448.784 (Grande La Serena)  
Antofagasta:  361.873  
Temuco:  358.541  
Iquique:  299.843  
Rancágua:  294.279  
Puerto Montt:  290.480  
Arica:  221.364  
Talca:  220.357  

Como grande parte dos países do mundo, o Chile apresenta uma tendência de envelhecimento de sua população, o que pode acabar por mudar o perfil de consumidor do país nas próximas décadas. Os dados mais recentes mostram que a população do país está distribuída da seguinte forma: Menores de 15 anos representam (20,1%); 15 a 64 anos (68,5%) e maiores de 65 anos (11,4%), sendo estimado que a fatia da população com 65 anos ou mais chegue a 20% em 2040.

O consumidor chileno é exigente e consciente, tendo maior apreço por marcas que demonstrem apoiar e se comprometer com o desenvolvimento sustentável, além de valorizar produtos veganos e naturais. Se atentar a isso é essencial para ter sucesso em conquistar o mercado chileno.

O consumo privado no Chile gira em torno de 61% do PIB, taxa semelhante à encontrada na população brasileira.

ESTRUTURA DE TRANSPORTE

Rodoviário

O modal de transporte preponderante no país é o rodoviário, com uma rede de rodovias principais de eixo norte-sul e uma série de rodovias secundárias que se ligam a essas rodovias.

O transporte rodoviário entre Brasil e Chile funciona regularmente. Os principais pontos de entrada utilizados no transporte terrestre entre os dois países são: “Paso de Jama” para os carregamentos com destino às zonas mineradoras e “Paso Los Libertadores” para os carregamentos com destino a Santiago e à zona central. Durante o inverno, é possível haver interrupções de tráfego por alguns dias, em função do acúmulo de neve no Paso de Los Libertadores.

Ferrovias

O transporte ferroviário representa menos de 10% dos movimentos de cargas no país e sua atuação está concentrada no escoamento da produção chilena de cobre e outros metais.

Hidrovias

Os principais portos chilenos – San Antonio, Mejillones, Coronel, Quintero, Caldera e Valparaíso – movimentam cerca de 50% da tonelagem total da carga marítima chilena. O sistema de cabotagem é, em via de regra, reservado apenas para navios com a bandeira chilena.

A partir de 2020, a movimentação entre os portos brasileiros e chilenos foi liberalizada, o que levou ao barateamento dos custos de transporta por esse modal.

Transporte Aéreo

O país possuí sete aeroportos internacionais, sendo o aeroporto internacional de Santiago o mais importante deles. O tráfego aéreo no país é realizado principalmente pela LATAM.

IMPORTANDO DO CHILE COM INTELIGÊNCIA

Segundo dados do Ministério da Indústrio, Comércio Exterior e Serviços, os principais produtos importados do Chile são bebidas e demais produtos alimentícios, minérios,óleos vegetais e combustíveis.

Taxas e impostos

Os produtos importados do Chile para o Brasil recebem a seguinte taxação:

Compras até US$ 50Isento (apenas pessoa física)
Compras até US$ 3.00060% de II sobre o VA (valor aduaneiro = mercadoria + frete + seguro)
Produtos acima de US$ 3.000Até 35%, a depender da classificação da mercadoria na TEC
Livros, revistas e jornaisIsento
Medicamentos, para uso próprio, até US$ 10.000Isento

Assim, no caso de uma importação de US$ 100 (somando valor da mercadoria, o frete e o seguro) o valor do imposto seria de US$ 60. Apesar do valor ser elevado, muitas vezes essa operaçãomostra-se vantajosa.

ACE 35 – FÁCIL ACESSO AO MERCADO CHILENO

O Acordo de Complementação Econômica nº 35 (ACE 35) foi firmado em 25 de junho de 1996 entre Mercosul e Chile, com o objetivo de estabelecer uma área de livre comércio entre as Partes, além de promover o desenvolvimento, os investimentos recíprocos, a integração física e a cooperação econômica, energética, científica e tecnológica.

Esse foi o primeiro acordo de livre comércio do Mercosul para com um outro país e tornou o Chile o primeiro país associado ao bloco. Com isso, foi possível com que em 2015, o Chile e o Brasil terem todo o seu universo tarifário livre da cobrança de imposto de importação – demais impostos continuam a incidir. Ademais, os dois países estão comprometidos desde 2018 em aprofundar as suas já ferventes relações comercias, facilitando fluxos de bens e investimentos entre as duas nações.

AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Apesar das pequenas e médias empresas representarem cerca de 98% das empresas do país, elas são responsáveis apenas por 18,1% da produção e fornecem 46,1% dos empregos do país. O Chile apareceu na posição 58 de 198 países considerando-se a facilidade em fazer negócios no país. Em comparação, o Brasil aparece na posição 124.

O Chile é considerado um dos melhores países da América Latina para se fazer negócios
Autor: Image by rawpixel.com on Freepik

Apesar de apresentar um ambiente de negócios mais avançado se comparado ao Brasil, ainda existem riscos de uma expansão para o mercado chileno. É pensando nisso que a RI USP Jr. tem um portifólio desenhado para facilitar processos de importação e exportação. Com o auxílio dos professores da USP e de multinacionais do mercado de consultoria, como a BCG, nós entregamos um projeto adequado a suas necessidades.

MOMENTO DE CRISE

Protestos contra o ex-presidente Sebastian Piñera, iniciados em 2019, acabaram iniciando no país um período de certa instabilidade política e social que ainda persiste nos dias atuais e que, segundo analistas, impacta negativamente o crescimento da economia chilena. Dados divulgados pelo Banco Central do Chile mostram que o crescimento do PIB foi menor do que o esperado para o segundo semestre de 2022. O país também vem lidando com o processo de aumento da inflação, o que corrói o poder de compra dos consumidores chilenos.

Para lidar com a inflação, em julho de 2022, o Banco Central do país elevou a taxa de juros a 9,75%, maior nível em 24 anos, o que torna os custos dos empréstimos mais caros no países, desacelerando a atividade econômica.

O Fundo Monetário Internacional acredita que o Chile possuí políticas econômicas muito fortes fazendo com que o país seja capaz de responder a dificuldades econômicas de maneira eficiente e rápida. Autor: Image by xb100 on Freepik

Compartilhe nas mídias:

Picture of Diretoria de Marketing

Diretoria de Marketing

Mais lidas:

Esse site utiliza cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Veja nossa Política de Privacidade

Contatar
Quer saber mais?
RI USP Jr.
Gostaria de expandir sua marca e alcançar o sucesso com sua empresa? Podemos conversar sem compromisso!