A internacionalização de empresas é um processo de estruturação que torna a empresa apta a participar do comércio internacional, atuando nas trocas econômicas entre diferentes países, de modo a garantir sua expansão econômica e atuar de maneira competitiva no mercado internacional, cerca de menos de 20% das empresas brasileiras estão internacionalizadas, um fato que preocupa o o governo brasileiro. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil possuí diversos programas para incentivar esse processo, uma vez que ele leva ao aumento da arrecadação das empresas, que culmina em maiores impostos pagos, levando a um aumento da receita do governo.
Este artigo é indicado para quem considera realizar um processo de internacionalização e gostaria de saber mais sobre os benefícios, as oportunidades e os desafios desse processo que pode ser realizado por qualquer para qualquer um que possua um CNPJ, basta contatar uma organização com experiência.
Em que consiste a Internacionalização?
A Internacionalização consiste em se adequar a regulamentações e traçar um plano estratégico para que a empresa possa exportar ou importar seus serviços e/ou produtos internacionalmente, de acordo com a sua capacidade de se comercializar.
Por que Internacionalizar sua empresa?
Internacionalizar seu empreendimento tem inúmeros benefícios que possibilitam o aumento dos ganhos. Confira algumas vantagens a seguir!
Ganho em moeda estrangeira:
A internacionalização permite ao empreendedor ter parte de seus lucros em meda estrangeira, protegendo-se das crises econômicas que frequentemente atacam o Brasil. A inflação é uma das principais responsáveis pela perda de patrimônio no longo longo prazo. A inflação acumulada dos últimos 10 anos no Brasil foi de 77%, o que significa que seu você guardou capital em reais nesse período, ele perdeu 77% do seu valor. Em comparação, a inflação acumulada do dólar foi de 19% apenas.
Além desses fatores, ter os lucros somente em reais torna a sua empresa muito sensível ao cambio extremamente flutuante que o real possuí, levando ao encolhimento do patrimônio num curto período de tempo. Assim, a internacionalização de empresas é a solução para procura proteger os seus lucros da instabilidade que acompanha a economia brasileira desde o período colonial.
Expansão e diversificação do mercado:
O comércio exterior possibilita o aumento do tamanho do seu mercado consumidor, o que permite uma maior produção e maior lucratividade. Simultaneamente, com a abertura externa, é possível ter acesso a fornecedores com preços mais atrativos para sua produção ser mais competitiva.
Diminuição dos riscos:
Momentos de crise em algum país no afetam seu negócio. Quando seu ganho está distribuído entre vários mercados, nem todos estarão passando por esse período de instabilidade. Desse modo, a empresa fica menos vulnerável a crises no sistema internacional, como, por exemplo, o aumento generalizado dos custos de produção que aconteceram devido a Guerra na Ucrânia.
Vantagem em relação aos concorrentes:
Com maior exposição a mais mercados, consumidores, produtos, seu posicionamento, enquanto marca, ganha destaque perante a concorrência.
Além disso, o PIB per capita, que pode ser entendido como a renda média disponível para cada consumidor, é 12 vezes maior nos Estados Unidos se comparado ao Brasil e 24 vezes maior em alguns países da Europa como a Holanda. Assim, o consumidor estrangeiro possuí muito mais capital para dispender em produtos do que o brasileiro. Desse modo, o investimento em um mercado internacional tem muito mais resultado do que o mesmo investimento aplicado nacionalmente, visto a limitação do orçamento da maioria dos brasileiros.
Valorização da sua marca:
Marcas que atuam internacionalmente possuem uma boa aceitação e conferem maior confiança ao público. Ademais, quanto mais cedo uma marca começa a se posicionar em um país, maior sua credibilidade, aceitação e maior a dificuldade desta de ser ultrapassada pela concorrência, afinal, ninguém consegue imaginar outra marca de refrigerante ultrapassando a Coca-Cola hoje em dia.
Incentivos estrangeiros ou nacionais:
Tendo em vista o produto ou serviço, é possível adquirir benefícios dos governos, já que muitas vezes os governos fomentam a comercialização internacional, por meio de incentivos garantidos na legislação. Contudo, para saber quais são os incentivos e se sua empresa se adequa a eles, é necessário uma análise burocrática que mostra quais benefícios você tem acesso, e exportar ou importar da melhor forma, com menores riscos.
Quem pode se internacionalizar ?
Sabendo as vantagens que você pode adquirir ao internacionalizar seu negócio, é necessário agir com cautela e logística na hora de comercializar, sendo essencial entrar no mercado externo com estratégia e com os passos calculados, e não ir se atropelando.
Muitos pequenos empreendedores pensam que não é possível exportar ou importar, que seria um processo muito caro e inacessível, sendo realizável apenas para grandes empresas. Porém, pelo contrário, a internacionalização pode ser a chave para crescer um negócio, elevando ele a outros patamares, tendo em vista, que há mercado para todo tipo de produto. Além do mais, esse processo pode ser simples e acessível, fale com um de nossos especialistas para saber mais.
Como Internacionalizar sua empresa
Confira a seguir o nosso guia para você iniciar sua jornada no comércio internacional:
Primeiramente, precisa-se de uma avaliação da estrutura e organização da empresa para ver se ela tem capacidade de comercializar internacionalmente.
Em seguida, é necessário decidir o país ou região de destino do comércio, com diagnóstico da concorrência, do mercado e do público local, isso é possível através de uma análise conjuntural do espaço geográfico.
Acesse: Os 5 países com as menores tarifas de importação
Escolhido a região, chegou a hora de se atentar às regulamentações para internacionalizar seu negócio, verificar as burocracias, legislação e tributos para realizar o comércio.
Por fim, falta implementar, de fato, o empreendimento no novo mercado.
Acesse: O que é Imposto de Exportação?
Estratégias para Comercializar
Com a empresa em águas internacionais, é preciso traçar estratégias de atuação, para garantir sua expansão econômica.
A partir das pesquisas realizadas sobre o mercado em que se instalou o novo negócio é possível pensar em estratégias para solidificação da empresa, com mapeamento de contatos, fornecedores e estratégias de marketing dado o conhecimento do público e concorrentes.
Outros tipos de comércio:
Além da tradicional exportação e importação, há outros jeitos de internacionalização que podem caber melhor com seu planejamento.
Tipos de Internacionalização
- Contrato de produção – A empresa contrata outro empreendimento para produzir seus produtos na região escolhida no exterior
- Subcontratação – Semelhante ao ‘Contrato de Produção’, a subcontratação é quando apenas determinados setores são feitos fora do país de origem.
- Licenciamento – quando a empresa compra os direitos de produção, venda e uso da marca, de outra empresa estrangeira para produzir em território nacional.
- Franchising – é o mesmo projeto do licenciamento porém com o franqueamento da empresa que irá para fora do país original.
Agora que você conhece o que é internacionalização, suas vantagens e desvantagens, além dos vários tipos que isso pode ocorrer, está na hora de entrar nesse trajeto. Para não se atrapalhar no caminho, a RI USP Jr fornece o suporte necessário para você ter a melhor experiência possível, com os maiores ganhos, de modo acessível! Agende uma reunião de diagnóstico gratuita com nossos especialistas!