Uma ótima forma de subir um novo degrau da sua empresa no cenário globalizado atual é a exportação. Confira o passo a passo da exportação!
A atividade de exportar é essencial para empresas que desejam expandir suas atividades além das fronteiras nacionais e acessar novos mercados internacionais. Porém, para exportar com sucesso, é importante seguir um processo bem estruturado e organizado.
1. Planejamento
O primeiro passo para exportar é o planejamento. Nesta fase, é importante definir as metas e objetivos do negócio de exportação, bem como a estratégia a adotar para os atingir. É fundamental conhecer a cultura de importação do país de destino do seu produto e, além disso, deve-se identificar oportunidades e ameaças e avaliar a viabilidade da exportação.
Para isso, a RI USP Jr. possui a Análise de Mercado Alvo, um serviço que oferece para o cliente um estudo sobre o seu produto e a sua inserção no mercado de internacional, sendo o primeiro passo para a internacionalização. Ademais, acesse nosso artigo Os Melhores Produtos Brasileiros para vender no exterior e conheça as opções mais requisitadas pelos compradores internacionais.
Também é preciso definir uma estratégia de precificação, que envolve a definição dos preços dos produtos a serem exportados, formas de pagamento e prazo de entrega.
2. Registro da Empresa – RADAR
Para exportar, é necessário ter uma empresa legalizada e registrada no Brasil. A empresa deve estar regularizada mediante a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Fisco e a Junta Comercial (Jucerja).
Com a regularização em dia, em seguida deve-se realizar o cadastramento (cadastro e acompanhamento das atividades dos fiscais da alfândega) no Radar Fiscal Federal, sistema que qualifica as empresas para o comércio exterior. O radar é obrigatório para todas as empresas que desejam importar ou exportar mercadorias e está dividido em diferentes modalidades dependendo do tipo de negócio e do perfil do exportador. Para se registrar, a empresa deve apresentar um conjunto de documentos e comprovar sua capacidade técnica e financeira para realizar operações de comércio exterior.
A depender do tipo de produto exportado, é essencial registrá-lo em um dos sistemas específicos presentes no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).
3. Identificação do produto no Mercado Internacional
É muito importante para o processo de exportação a identificação do produto no cenário internacional. Avaliar se a mercadoria tem potencial para competir com os concorrentes é imprescindível para obter sucesso nesse novo mercado e, para isso, nós oferecemos a Análise Concorrencial Estratégica, onde é feita a identificação dos concorrentes do cliente em questão e na análise de seu grau de concorrência.
Além do mais, também é necessário verificar se o produto atende aos requisitos legais e técnicos do país de destino, como qualidade,embalagem, padrões de rotulagem, segurança e os impostos específicos para exportar aquele produto. Para esse fim, a RI USP Jr. possui a Análise Tributária, encarregada por fornecer para o cliente informações através de uma pesquisa dos impostos necessários à exportação de tal bem, para que ele possa decidir quais serão seus próximos passos.
4. Negociação – Incoterms
O quarto passo é negociar e finalizar o contrato de exportação. Nesta fase, a empresa deve entrar em contato com potenciais compradores, apresentar produtos, negociar condições de venda e definir termos contratuais. É importante definir os termos, especificando o prazo de entrega, a forma de pagamento, as responsabilidades de todos os envolvidos e as garantias prestadas. Os Incoterms são uma ótima solução para isso.
Abreviados da expressão inglesa “Internacional Commerce Terms”, os Incoterms são normas regulamentadoras propostas para o comércio internacional e incluem apenas o importador e o exportador. É a etapa do processo em que são feitos os acordos/ contratos com os compradores estrangeiros e o planejamento logístico, como por exemplo: onde deixar a carga, quem paga o frete e etc.
5. Documentação
O processo de documentação de exportação é fundamental para garantir que as operações estejam em conformidade com as leis e regulamentos do país de origem e destino. Exemplo de alguns documentos necessários para a exportação são: Registro de Exportação (RE), Conhecimento ou Certificado de Embarque (Bill of Lading), Contrato de Câmbio e etc.
A parte burocrática da internacionalização requer uma série de documentos e muita atenção para que tudo ocorra bem na etapa aduaneira do processo. Pensando nisso, a nossa empresa disponibiliza o serviço de Análise Burocrática, uma pesquisa que aborda todos os documentos essenciais para realizar operações de comércio exterior e tem como resultado habilitar o cliente nos processos burocráticos internacionais.
6. Preparo e Despacho do Produto
É fundamental escolher uma embalagem adequada e métodos de envio seguros para garantir que o produto chegue ao seu destino em perfeitas condições.
Ao chegar no controle aduaneiro, a empresa deverá apresentar os documentos necessários para a exportação, como o registro de exportação (RE), nota fiscal e conhecimento de embarque. Também é verificada a conformidade da mercadoria com as normas e regulamentos do país de destino. Se as mercadorias atenderem aos requisitos, elas serão aceitas para exportação.
7. Follow-up pós embarque
Mesmo após receber a confirmação de embarque, é muito importante que haja o acompanhamento da mercadoria. Se surgir algum imprevisto durante essa etapa do processo, como perda ou danos à carga e atrasos, com o follow-up ele pode rapidamente ser identificado e superado contatando os envolvidos.
Após a chegada da mercadoria ao seu destino, o comprador deverá confirmar o recebimento da mercadoria e o cumprimento das especificações acordadas no contrato. A empresa pode então receber o pagamento e concluir o processo de exportação.
O processo de exportação envolve muitas etapas que devem ser executadas com cuidado para garantir uma operação bem-sucedida. Todas as etapas, desde a análise de mercado e estudo dos produtos a serem exportados, passando por negociações com compradores estrangeiros e o planejamento logístico, até a preparação de documentos necessários e o desembaraço aduaneiro, são todas etapas essenciais que requerem conhecimento técnico e prático.
Pretende expandir o seu negócio para o mercado internacional? Entre em contato conosco para obter as consultorias necessárias para auxiliá-lo nesse processo de internacionalização.