5 dicas para uma negociação internacional de sucesso

Porto industrial à tarde em Barcelona, Espanha.

O encurtamento de distâncias favorece cada vez mais o comércio internacional e a internacionalização de empresas de todos os portes e segmentos. Isso envolve diversos desafios, pois explora cenários diferentes dos quais os empresários estão acostumados a lidar no Brasil. Por isso, uma boa estratégia de negociação internacional é fundamental para colher todos os benefícios de uma expansão internacional. Confira, a seguir, 5 táticas para manter uma negociação internacional de sucesso:

  1. Entender e respeitar a cultura 

Religião, idioma, costumes e fatores históricos devem ser levados em consideração em uma negociação internacional. É preciso ser flexível e respeitoso para com os valores de parceiros e/ou clientes de outros países, pois isso pode influenciar a internacionalização. Algo que é bem aceito aqui pode não ser no exterior, e vice-versa. Por isso, conhecer o perfil cultural da sociedade para onde se pretende expandir é essencial. 

  1. Reunir estudos e dados

Para chegar bem preparado em uma negociação e conseguir ser competitivo, é essencial que o empreendedor tenha em mãos indicadores do país para onde se pretende expandir, pois assim conhecerá melhor seu possível público-alvo e as condições políticas e econômicos do país escolhido, garantindo que a internacionalização seja viável e evitando prejuízos.

  1. Estabelecer parcerias

Estudar e escolher bem os possíveis parceiros com quem se negocia no local de destino da internacionalização é um passo fundamental para se obter sucesso, pois um relacionamento baseado em confiança com uma rede sólida e prestigiada de parceiros pode garantir vantagens econômicas e oportunidades ainda maiores de expansão.

  1. Garantir a qualidade dos produtos e serviços

Um mercado internacional também implica em novos concorrentes. Por isso, é importante garantir que a qualidades dos serviços e produtos de sua empresa atenda a todos os padrões internacionais. Assim, você se manterá competitivo em negociações e ganhará a fidelidade dos novos consumidores e parceiros.

  1. Realizar um planejamento financeiro, logístico e tributário

Expandir para outros países envolve diversos fatores que devem ser levados em conta, como os custos logísticos, a existência de impostos alfandegários (e possibilidades de isenção), custos do estabelecimento e contratos de parceria, os impostos do país, a precificação dos produtos ou serviços na nova moeda etc. Ao fazer um orçamento que leva esses fatores em consideração, você será capaz de fazer as melhores propostas em uma negociação, manter sua competitividade e maximizar seus lucros.

  1. Bônus: Contratar uma consultoria especializada

Levar tantos fatores em consideração ao expandir para um país completamente diferente pode parecer complexo e assustador para um empreendedor, mas não precisa ser. Para ter a vantagem em uma negociação internacional, é possível se preparar por meio de estudos como análises conjunturais e tributárias, pesquisas de mercado-alvo, mapeamento de contatos, dentre diversos outros. Confira os serviços oferecidos pela RI USP Jr. e entre em contato conosco para encontrar a melhor solução para o seu negócio!

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Diretoria de Marketing

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