Vantagens do e-commerce

Em primeiro plano um carrinho de compras em miniatura em cima de papéis com gráficos e um notebook. Em segundo plano uma mulher segurando um cartão e um celular.

Com a disseminação do acesso à internet no Brasil, o e-commerce, modalidade de vendas online, torna-se cada vez mais popular. Essa tendência se intensificou com a pandemia causada pelo COVID-19. a pesquisa “Comportamento do consumidor após o coronavírus”, realizada pela Qualibest durante o mês de março, aponta que 51% dos consumidores passarão a comprar mais produtos pela internet.

Dessa forma, é essencial que o empreendedor passe a atuar, também, no cenário virtual. Confira, abaixo, 5 vantagens do e-commerce:

  1. Mercado “ilimitado”

Se o comércio físico tem um alcance restrito ao município ou região em que se encontra a loja, com o e-commerce é possível alcançar clientes em toda a extensão territorial do estado, país e, até mesmo, do mundo. Com a ajuda de estratégias de marketing digital, atingir novos consumidores pode ser uma grande forma de expandir seu negócio, diminuindo sua dependência do mercado regional.

  1. Disponibilidade

Lojas físicas funcionam, normalmente, em horário comercial. Os funcionários desses estabelecimentos também possuem horários específicos para trabalhar. Essas limitações não existem no mundo virtual: seu e-commerce funciona 24h, 7 dias por semana. 

  1. Investimento inicial baixo

No mundo físico, abrir uma loja é um processo burocrático e caro. Alvará de funcionamento, encargos trabalhistas, aluguel e contas de energia são alguns dos custos que um empreendedor enfrenta ao abrir uma loja física. Já o custo para se iniciar um e-commerce são, basicamente, a hospedagem de sua página e o design da mesma. Essa diferença no investimento pode ser utilizada para adquirir ferramentas de Marketing Digital, aumentando o alcance do seu negócio. 

  1. Infraestrutura enxuta

Uma das características decorrentes dos baixos custos de investimento inicial é a infraestrutura enxuta. Não são necessários gastos com estruturas físicas, sendo possível conduzir seu negócio no conforto do seu lar. Conforme seu empreendimento crescer, e o fluxo de caixa for maior, é possível investir em dependências físicas como depósitos para estoques maiores. 

  1. Verificação de Métricas

Em uma loja física, é possível ter uma ideia dos horários em que há maior fluxo e como seus clientes conhecem seu negócio (indicações, marketing, etc.). Essas métricas são mais fáceis de se obter no ambiente online, além de serem mais confiáveis – você sabe exatamente quantos clientes entraram em sua página num período de tempo específico. Munido com essas informações, o empreendedor pode tomar as melhores decisões para o seu negócio.

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Diretoria de Marketing

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