A importância da identidade visual para sua empresa 

identidade visual

O que é Identidade Visual?

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais que representam sua marca. Ela é a cara da sua empresa, a responsável pela primeira impressão que fica para seus clientes. A identidade visual resume sua marca. Por isso, ao criá-la, é de extrema importância que sejam levados em consideração fatores como seus valores e a essência de seu negócio. Quando bem feita, os consumidores passam a lembrar da sua empresa mais facilmente, ajudando ela a se consolidar no mercado. 

A importância de ter uma identidade visual 

Como dito anteriormente, é a partir dela que sua marca vai se manter na memória dos seus clientes e, com as redes sociais, a necessidade de ter uma identidade visual marcante só aumenta. As pessoas estão submetidas a uma quantidade absurda de informações e, consequentemente, entram em contato com inúmeras empresas de todos os tipos, por isso é importante saber como se destacar. 

Grandes empresas abusam de elementos marcantes em seus produtos. Um exemplo comumente lembrado são as listras da adidas, as quais estão presente em grande parte de suas mercadorias. Com isso, os consumidores, mesmo sem analisar por muito tempo o produto, logo ao ver as listras, já reconhecem a marca.

É muito difícil comentar sobre esse assunto sem lembrar do McDonald’s que possui uma das identidades visuais mais marcantes do mercado. Eles praticamente criaram um significado para a combinação de cores vermelho e amarelo, é impossível de olhar para essas duas cores e não lembrar deles. Junto das cores marcantes, vem o slogan “amo muito tudo isso”, que em todo material feito pelo McDonald’s está presente. Resumidamente, eles criaram elementos que de alguma forma representassem a marca e, a partir da repetição, eles conseguiram gravar na mente de todos que em algum momento de sua vida consumiram fast food. 

consumidores

Feito da maneira certa, a identidade visual faz com que a relação entre sua marca e seu cliente seja muito mais forte e confiável. Por isso, conhecer a própria marca na criação dela é tão importante, pois através dela a captação dos leads certos e potenciais clientes se torna mais eficiente. Sem uma consistência visual, a gama de indivíduos atraídos acaba sendo muito geral e muitas vezes eles acabam não se tornando um consumidor, principalmente se seu produto for algo mais específico.

Outro benefício é a credibilidade passada por uma identidade visual. Alinhar seus valores e posicionamentos com o visual da sua empresa leva ao consumidor uma sensação de maior profissionalismo e contato com o mundo externo à sua empresa. Trazendo mais expressividade e um diferencial competitivo para sua marca principalmente se aliada a outras estratégias de marketing. Quer saber mais sobre outras estratégias de marketing? Acesse nosso blog.

São incontáveis os benefícios de uma consolidada identidade visual, por isso ela é tão importante. A análise e os cuidados necessários para formá-la são muitos e o que às vezes funcionou para certas marcas pode ter um efeito contrário para a sua, portanto a pesquisa e planejamento são de extrema importância. Uma identidade visual improvisada ou mal feita pode acabar com a credibilidade da sua marca, afastando seus clientes, pois transmite uma baixa confiança. 

Identidade visual e Branding 

A identidade visual é um dos diversos pontos para o bom marketing do seu produto, mas ela acaba sendo muito confundida com o branding. Ainda que relacionados, eles se diferenciam na ideia de que é no branding que a empresa decide o que ela pretende transmitir aos seus consumidores, é nele que os valores e posicionamentos serão escolhidos. Enquanto na identidade visual define-se como ela vai fazer e expor isso. Assim, o briefing, na hora de formular um logo ou de escolher uma tipografia, por exemplo, é extremamente valioso. 

Ou seja, de forma resumida o branding vai ditar como serão feitos os processos e o que você quer que pensem da sua marca, como ela se insere no mercado, as experiências que os consumidores terão ao consumir seus produtos e a identidade visual vem como uma estratégia de comunicação unindo os elementos gráficos, sonoros ou quaisquer outros com esses posicionamentos, para assim sua marca ganhar o devido reconhecimento. 

As marcas utilizam de inúmeras estratégias de marketing, fique de olho em nosso blog para conhecer mais algumas. 

A escolha das ferramentas de comunicação deve ser cautelosa para que uma estratégia seja traçada da forma mais adequada. Pensando nisso, a RI USP Jr. possui um time qualificado e diversas soluções para te ajudar nesse processo. Entre em contato com a nossa equipe e agende hoje mesmo uma reunião de diagnóstico gratuitamente.

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Vitor Nicoletti Callender Varjão

Vitor Nicoletti Callender Varjão

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP. Acredita que manter-se em sintonia com o que acontece mundo a fora é essencial para uma compreensão profunda da realidade.

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