Exportação e Choque de culturas

Uma conquista muito honrável para qualquer marca é ter as condições econômicas e comerciais para vender seus produtos mundo afora, ou seja, exportação sem dor de cabeça.

Mas, tão importante quanto ter o quadro financeiro e mercantil positivo para exportar, é reconhecer as condições socioculturais dos países e mercados onde se quer exportar!

Uma empresa bem preparada sabe se adaptar às características das sociedades que pretende comercializar. A pergunta é: Como reconhecer esses novos mercados e como adquirir a habilidade de adaptação?

Por que choque de culturas é ruim para minha empresa?

“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” – Albert Einstein

o choque de culturas nada mais é do que o medo irracional de tudo aquilo que é novo, diferente ou irreconhecido. É uma consequência de encontrar hábitos e cultos diferentes dos nossos.

O choque de culturas é uma via de mão dupla: os habitantes do país que receberá seus produtos também sentirão um incômodo inicial. e aqui que aparecem os conflitos para as exportações despreparadas!

Se a empresa não tem a devida cautela ao exportar pela primeira vez num novo país, ela terá problemas como:

  • Marketing negativo dentre os meios de comunicações do País-receptor;
  • Baixa preocupante de vendas;
  • backlash para o País de origem (afinal sua empresa, indiretamente, representará o Brasil para o País-receptor);
  • entre outras questões alarmantes.

Identificando a cultura que recebe meu produto

Depois de ter visto sobre TODOS esses problemas gerados por um descuido de empresas, chegou o momento de saber como se adequar a uma nova cultura e evitar um choque problemático ao nome de sua empresa. O primeiro passo é retirar alguns filtros sociais que nossa própria cultura pode ter desenvolvido:

  • Filtros de hábitos alimentares;
  • Filtros de vestimenta;
  • Filtros sociais;
  • Filtros artísticos;
  • E muito mais!

Idealmente, uma empresa de sucesso saberá desmontar a maioria – se não TODOS –  desses filtros…

Adaptação é a solução!

E agora, qual é o 2° passo?

Assim como muitas empresas alteraram seus “approaches” no período pandêmico, muitas outras empresas também mudam suas imagens e ações quando adentram um novo território, ou seja, um novo desafio. É a mesma lógica.

Assim, é vital que empresas não tenham medo de investir novos capitais humanos, físicos, e financeiros para formular uma identidade muito mais convidativa ao mercado-alvo.

Como encontrar um país que aceite meu produto?

Há, porém, uma maneira muito mais fácil de se evitar um choque de culturas e a perda de vendas!

Esse novo método é tão antigo quanto se sabe, e tão útil quanto se conhece: exportar os produtos para um país personalizado de cultura receptiva.

E como encontrar então o país ideal para a exportação? A boa notícia é que essa pesquisa é entregue de bandeja num dos serviços mais consolidados da RI USP jr.: Análise de mercado-alvo!

Se está procurando um país ideal para exportação, chame a equipe da RI USP jr. para te ajudar nessa expansão incrível de seu nome no mundo, só clicar aqui e dar um oi!

Compartilhe nas mídias:

Picture of Diretoria de Marketing

Diretoria de Marketing

Mais lidas:

Esse site utiliza cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Veja nossa Política de Privacidade

Contatar
Quer saber mais?
RI USP Jr.
Gostaria de expandir sua marca e alcançar o sucesso com sua empresa? Podemos conversar sem compromisso!