Mercado Canadense: Oportunidades para Empresas Nacionais

Mercado canadense

Atualmente, o mercado canadense representa uma das maiores potências na economia internacional, devido a diversos fatores, como sua estabilidade política, suas parcerias comerciais e sua inovação constante. Assim, é necessário apresentar as oportunidades que as empresas brasileiras podem ter de vender seus produtos e conquistar um novo mercado consumidor.

Neste artigo, construiremos uma análise de mercado do Canadá, contando alguns dos benefícios, riscos e possibilidades desse país tão extenso.

Visão Geral

Antes de debatermos aspectos mais específicos da economia canadense, é preciso ter uma visão abrangente do atual cenário do país.

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão e conta com uma população de mais de 38 milhões de pessoas crescendo rapidamente (concentrada principalmente nas cidades de Ottawa, Montreal e Calgary), especialmente devido a grandes incentivos do governo para a entrada de imigrantes. Assim, a nação canadense é constituída por uma população diversificada, por uma taxa de desemprego pequena (cerca de 5%) e por um alto PIB per capita (mais de 54 mil dólares).

Com um PIB total de quase 2 trilhões de dólares (a décima maior economia do mundo), alguns de seus setores econômicos mais importantes são: tecnologia, mineração, construção civil, turismo, comércio, energia e serviços.

Política e Estabilidade

Uma das principais vantagens de exportar para o mercado canadense é poder contar com o grande nível de estabilidade política, o qual confere uma maior segurança nos investimentos externos feitos no país. O Canadá conta com uma governança estável, um sistema democrático parlamentarista consolidado, fortes instituições governamentais e baixos níveis de corrupção, além disso é conhecido mundialmente por ser um país pacífico, inclusivo e com boas relações internacionais.

O atual primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, diz ter como prioridades a luta contras as mudanças climáticas, a reconciliação com os povos indígenas da região, uma política de imigração aberta e a manutenção de uma posição multilateral no cenário mundial. Além disso, principalmente após a pandemia da Covid-19, Trudeau procura incentivar os níveis de investimentos externos no país como forma de recuperação econômica.

Setores Econômicos

Tendo um PIB de quase 2 trilhões de dólares, o mercado canadense representa uma grande diversidade de setores econômicos, entre eles:

  • Setor tecnológico: com uma política que apoia a inovação tecnológica e com a promoção de incentivos ficais, o Canadá atrai empresas de tecnologia que encontram um bom planejamento urbano e mão de obra de qualidade (uma vez que sua política de imigração aberta atrai talentos do mundo inteiro);
  • Setor de turismo: o país recebe em média mais de 3 milhões de turistas por ano devido a suas paisagens naturais e a cidades como Toronto, Vancouver, Montreal, entre outras. Com investimentos bilionários e com destaque de sua hospitalidade, o turismo canadense atrai consumidores do mundo inteiro;
  • Setor comercial: internacionalmente, o Canadá possui relações multilaterais e fortes laços com os Estados Unidos. Ademais, possui um grande setor terciário, perfeito para o comércio de serviços, e grandes volumes de exportação e importação de produtos estrangeiros. Dentro do mercado canadense, destaca-se o comércio de recursos minerais (petróleo, ouro, alumínio, madeira…), de produtos agrícolas (café, frutas e nozes), de automóveis e maquinarias. Enfatiza-se, ainda, o papel das pequenas e médias nesse setor.

Mercado canadense

Oportunidades de Exportação

Se você está interessado no mercado canadense, é essencial saber os principais bens e serviços importados pelo país, visto que é importante descobrir o que seu mercado-alvo mais demanda no comércio exterior.

Em 2021, o Canadá foi 12° país que mais recebeu produtos brasileiros (totalizando aproximadamente 4.9 milhões de dólares de bens nacionais exportados) e o 18° país de quem o Brasil mais importou (cerca de 2.6 bilhões de dólares), o que levou a um saldo positivo nas relações Brasil-Canadá. Além disso, dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), mostraram que no ano de 2020, mais de 1.800 empresas brasileiras comercializavam com o Canadá.

Comércio de bens

Tendo isso em vista, os principais produtos brasileiros exportados para o mercado canadense são:

  • Materiais brutos: como ouro, alumina, ferro, aço e produtos residuais de petróleo;
  • Produtos alimentícios e animais: por exemplo, açúcares, melaços, café e carnes de aves;
  • Máquinas e equipamentos de transporte: instalações e equipamentos de engenharia civil e geradores elétricos.

Já entre os principais produtos canadenses comprados pelo Brasil, tem-se:

  • Adubos e fertilizantes químicos;
  • Máquinas e equipamentos: como motores, máquinas não eletrônicas e suas partes, aeronaves, instrumentos de medição, controle e análise, aparelhos de telecomunicação, máquinas agrícolas;
  • Medicamentos;
  • Materiais brutos: por exemplo, carvão e resíduos de metais ferrosos.

Comércio de serviços

Agora, no mundo do comércio de serviços, em 2021, o Brasil exportou mais de 600 milhões de dólares e importou quase 380 milhões de dólares, fechando com uma balança também positiva.

Os serviços nacionais mais exportados são:

  • Serviços empresariais;
  • Transporte;
  • Serviços de telecomunicação, tecnologia e informação;
  • Serviços de seguro e de previdência;
  • Serviços financeiros;
  • Serviços de manutenção e reparo;
  • Serviços pessoais, culturais e recreativos.

Por fim, entre os serviços canadenses mais importados, há:

  • Serviços empresariais;
  • Transporte;
  • Serviços de telecomunicação, tecnologia e informação;
  • Cobranças por uso de propriedade intelectual;
  • Serviços pessoais, culturais e recreativos;
  • Serviços de manutenção e reparo;
  • Serviços de seguro e de previdência;
  • Serviços financeiros.

Principais importações

Devemos olhar, também, para as principais compras do mercado canadense no comércio internacional, entre elas, temos:

  • Máquinas, incluindo computadores;
  • Equipamentos elétricos;
  • Combustíveis fósseis;
  • Plástico e derivados;
  • Medicamentos;
  • Metais preciosos;
  • Aparelhos técnicos, óticos e médicos;
  • Ferro, aço e derivados.

No entanto, é imprescindível afirmar que muitos outros produtos e serviços são comercializados entre as nações brasileira e canadense, sendo necessárias análises especializadas na internacionalização para definir se o Canadá é a melhor opção para o seu produto, se o seu produto será bem aceito pelo mercado canadense e definir a concorrência, os riscos e as burocracias do país – todos esses serviços são oferecidos pela RI USP Jr., com o objetivo de facilitar o processo de expansão da sua empresa.

Parceiros Comerciais

Outro aspecto importante a ser considerado no processo de internacionalização de empresas nacionais, é as relações diplomáticas e econômicas entre o país de origem e o país receptor de sua mercadoria. Você pode conferir neste post os principais acordos comerciais do Brasil, além dos que serão citados a seguir.

Relações com o Brasil

Por compartilharem os mesmos valores (democracia, direitos humanos e educação, principalmente), possuírem duas das maiores economias e serem nações com grandes extensões territoriais, as relações Brasil-Canadá sempre foram cordiais política e economicamente. Em 2021, o Canadá foi o nono maior investidor no Brasil e este foi o maior investidor da América Latina no Canadá, o que evidencia os laços econômicos amigáveis entre eles.

Um dos tratados bilaterais mais importantes entre Brasil e Canadá é o Acordo-Quadro para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, celebrado em 2008, o qual estabeleceu um Comitê Conjunto para promover o desenvolvimento de conhecimentos entre parceiros canadenses e brasileiros nos âmbitos industrial, acadêmicos e governamentais.

Ambos também fazem parte do Grupo dos 20 (G20) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), além da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mercado canadense

Organizações e Acordos Comerciais

  • Grupo dos 7: o G7 é uma organização internacional que reúne o grupo de países considerados os mais industrializados do mundo, além do Canadá, tem-se: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão. Apesar disso, outros países também são convidados para as reuniões do G20, nas quais se discutem temas de relevância glocal, como segurança e economia internacionais, para a tomada de medidas que solucionem conflitos e melhorem o desenvolvimento socioeconômico das nações;
  • Grupo dos 20: o G20 é uma versão mais ampla do G7, contando com os ministros das finanças dos países já citados mais os dos países emergentes mais importantes, como Brasil, Índia e China. As reuniões e as políticas conjuntas tomadas por esse grupo têm grande impacto no desenvolvimento econômico internacional, tanto para o mercado canadense, quanto para o brasileiro.
  • Organização dos Estados Americanos (OEA): é constituída por todos os países do continente americano, valendo ressaltar aqui os EUA, o Canadá, o México, o Brasil, a Argentina, entre outros. A OEA é voltada para reforçar os princípios de seus países-membros, como a garantia da paz mundial, a resolução de possíveis conflitos, erradicação da pobreza e promover o desenvolvimento econômico de seus países-membros. Essa organização representa a cordialidade mantida entre os países americanos.
  • USMCA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio): é um bloco econômico formado pelo Canadá, pelos Estados Unidos e pelo México, o qual facilita a compra e venda de mercadorias entre eles, por meio do estabelecimento de uma Tarifa Interna Comum (TIC). Essa organização evidencia a interdependência entre os mercados norte-americanos, podendo o Canadá se apresentar como um bom ponto de partida para uma empresa interessada em se expandir por outros países da América do Norte, como os Estados Unidos ou o México.
  • CETA (Acordo Comercial UE-Canada): esse tratado está previsto para entrar totalmente em vigor no ano de 2024, mas já apresenta benefícios diversos para ambos, como a redução de diversas tarifas comerciais entre o Canadá e os países da União Europeia, construindo uma possível ponte para produtos brasileiros entre essas nações.

Barreiras Comerciais e Regulamentações

No processo de exportação ou de importação, deve-se levar em consideração as questões burocráticas e tributárias envolvidas, como a presença de barreiras comerciais tarifárias ou não tarifárias, regulações de qualidade, autorizações, entre outros. Assim, um acompanhamento profissional é importante para evitar preocupações, cortar gastos desnecessários ou internacionalizações mal-sucedidas – se você quer expandir sua empresa sem lidar com algum desses problemas, contate a RI USP Jr. para efetuar uma análise tributária e uma análise burocrática.

Confira a seguir algumas das barreiras e regulamentos canadenses para produtos estrangeiros.

Principais impostos

  • Goods and Services Tax – GST (Imposto de Bens e Serviços): é um tipo de imposto sobre valor agregado e possui um valor fixo de 5%. Alguns bens e serviços são isentos do GST, como mantimentos básicos, produtos pecuários e de pesca, equipamentos agrícolas, medicamentos e serviços médicos, serviços educacionais, financeiros e jurídicos;
  • Provincial Sales Tax – PST (Imposto de Vendas Provincial): é uma taxa aplicada por cada província canadense. Nas províncias de Alberta, Nunavut e Yukon, por exemplo, apenas o GST é aplicado, sem custos adicionais. Entretanto, em algumas províncias, como em British Columbia, o PST é de 7%;
  • Harmonized Sales Tax – HST (Imposto de Vendas Harmonizado): nada mais é do que a junção entre HST e PST.

Destaca-se que os valores dessas tarifas são calculados sobre o valor aduaneiro do produto (seu custo original + custos de transporte + custo do seguro, entre outros). Para informações mais detalhadas sobre os custos de importação, consulte esse artigo.

Licenças e restrições

A maioria das restrições do mercado do Canadá está ligada à adequação a Lei de Licenças de Exportação e Importação (Exportation and Importation Permits Acts – EIPA), feita para proteger os interesses comerciais nacionais. A EIPA define os produtos e serviços sujeitos a controles de exportação, ou seja, que precisam de licenças ou têm restrições, a depender da categoria da mercadoria e do país de origem. Além disso, as leis canadenses para proteção ambiental impõem uma série de restrições a produtos cujo uso ou processo de produção causam danos à natureza.

Quanto às barreiras técnicas, o desenvolvimento de normas técnicas é feito majoritariamente pela organização Standards Council of Canada (SCC). Já o desenvolvimento de regulamentos técnicos é bastante descentralizado, depende da categoria do produto e autoridades de cada província. Nesse sentido, deve-se estar atento para a necessidade de comprovantes, autorizações ou outros documentos para a exportação/importação de um produto.

Para os produtos alimentícios, destaca-se as regulamentações sanitárias e fitossanitárias determinadas pelas regulações do Safe Food for Canadians Regulations (SFCR), as quais centralizam os principais procedimentos e regulamentos que devem ser seguidos pelas empresas estrangeiras. Além disso, outros regulamentos fitossanitários para produtos (além dos alimentos, tem-se pesticidas, fertilizantes, medicamentos…) são definidos pelo Ministério de Saúde do Canadá.

Cultura de Negócios

Outro fator importante a ser considerado ao exportar para outro país, é conhecer seus costumes, princípios e práticas no âmbito comercial. O mercado canadense é conhecido ter uma cultura de negócios definida pelo (a):

  • Profissionalismo: é importante manter a formalidade no âmbito de trabalho, além de ter respeito pela hierarquia construída dentro da empresa, sua estrutura e autoridades;
  • Pontualidade: o comprometimento e o engajamento nos negócios devem ser demonstrados por meio do respeito ao tempo;
  • Diversidade e Inclusão: por ser um país com uma grande população imigrante vinda de todas as partes do mundo, o Canadá valoriza o respeito por essa diversidade nas empresas e veem com bons olhos firmas que possuem uma força de trabalho diversa e que se esforçam para criar ambientes confortáveis e inclusivos;
  • Transparência: a honestidade nos negócios é valorizada e acordos são sempre documentados e bem definidos;
  • Bilinguismo: uma outra forma de demonstrar o respeito pela diversidade canadense é o respeito às diferentes línguas. No Canadá, o inglês e o francês devem estar presentes nos rótulos dos produtos;
  • Responsabilidade Social Corporativa: o comprometimento com práticas ESG e a ética nos negócios são altamente valorizados, uma vez que é essencial medir os impactos das ações de sua empresa na sociedade e no meio ambiente, buscando sempre alcançar um desenvolvimento sustentável.

Tendências Futuras para o Mercado Canadense

Inovação

Com o desenvolvimento digital global, o Canadá não fica para trás quanto à inovação. A tecnologia pode e deve ser um instrumento utilizado pelas empresas brasileiras para conquistar o mercado canadense e expandir seus negócios, especialmente considerando o fato dos grandes investimentos e incentivos canadenses em tecnologia e em pesquisas nesse âmbito. Como exemplo desses incentivos, tem-se o crescimento acelerado da cidade de Toronto, que em pouquíssimo tempo se tornou mais um polo tecnológico nas Américas.

Não necessariamente apenas empresas de tecnologia devem se adequar a esse novo universo digital, mas quaisquer firmas podem procurar usar ferramentas como o e-commerce para ampliar seus números de vendas, uma vez que ele abre um mercado mais amplo e adequa-se ao novo perfil do consumidor atual.

Futuro das relações com o Brasil

Atualmente, o mais importante avanço nas relações Brasil-Canadá foi a retomada das negociações sobre um Acordo de Livre Comércio Mercosul-Canadá, que estavam paradas desde a pandemia da Covid-19, sendo que o Brasil é o principal representante do bloco econômico nesse projeto.

Alguns temas abordados por esse acordo seriam, segundo o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex):

  • Facilitação do comércio de bens e serviços;
  • Investimentos;
  • Cooperação aduaneira;
  • Medidas sanitárias e fitossanitárias;
  • Meio ambiente;
  • Micro e pequenas empresas;
  • Mercado de trabalho;
  • E-commerce;
  • Solução de controvérsias e estabelecimento de boas práticas regulatórias.

Esse acordo, além de facilitar o comércio entre o mercado canadense e o brasileiro, por meio da diminuição de tarifas (com o estabelecimento de uma Tarifa Interna Comum) e de regulamentações, também representa uma maior integração dos países do Mercosul com outras potências econômicas importantes para o cenário mundial. Assim, haverá um enorme benefício para pequenos e médios empreendedores brasileiros buscando um ponto de partida para a internacionalização do seu negócio, podendo alcançar outros países a partir do Canadá, como os Estados Unidos, o México e outros países da União Europeia

Mercado canadense

Tendo tudo isso em vista, percebe-se a relevância do mercado canadense no comércio mundial e da necessidade de ficar antenado nas mudanças no cenário internacional ao desejar expandir uma empresa.

No entanto, devemos considerar as dificuldades do processo de internacionalização, sendo sempre fundamental obter apoio profissional. Para orientações e informações sobre o assunto, agende uma reunião gratuita com a RI USP Jr. e confira nosso e-book sobre mercado internacional!

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Ísis Gabriela

Ísis Gabriela

Graduanda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo, parte da Diretoria de Marketing e autora na Empresa Júnior de Consultoria Internacional da USP. Acredita na importância dos sonhadores para mudar o mundo.

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